Nesta semana até o dia 20, as unidades contam com atividades de acolhimento e orientações aos alunos, pais, educadores e comunidade


A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá vem tomando todas as medidas preventivas na Rede Municipal de Ensino, com relação ao novo Coronavírus (Covid-19). Por isso, a partir da próxima segunda (23), as aulas estarão suspensas por tempo indeterminado. A medida segue anúncio feito pelo Governo do Estado na última sexta-feira (13), que interrompeu as aulas na rede estadual de ensino.


O objetivo é despertar na população uma consciência de distanciamento social, atrelado aos cuidados básicos de higienização, como melhor forma de prevenção à doença. Importante destacar que não existe nenhum caso confirmado na cidade de Guarujá.


A preocupação da Prefeitura é a preservação da saúde dos alunos, familiares e profissionais da educação. Sendo assim, desde esta segunda-feira (16) até sexta-feira (20), as escolas municipais permanecerão abertas para orientação de pais e alunos, com a manutenção das aulas normalmente durante este período. Haverá reuniões com pais ou responsáveis, a serem agendadas com pequenos grupos. Todos deverão ser comunicados.


Ainda nesta semana (16 a 20 de março) não serão repassados conteúdos regulares em sala de aula, apenas de prevenção e reforço escolar, e por isso, as faltas não serão computadas. O mesmo vale para as entidades conveniadas, Caecs, EJA e de contraturno escolar e rede privada. Na ocasião, deverão ser reforçados os protocolos de higiene e etiqueta respiratória. Além disso, as condutas sociais devem ser revistas, evitando contato físico direto através de beijos no rosto, abraços e apertos de mão.


A Sedel destaca ainda que os pais ou responsáveis precisam atualizar seus cadastros e dos alunos junto às escolas, para que possam ser comunicados pela Prefeitura sobre demais medidas e normativas seguintes, acerca do novo Coronavírus (Covid-19). Questões como calendário e reposição escolar, a Sedel pede que aguardem novas orientações da secretaria.


Neste período, a Sedel pede que todos acompanhem os canais de comunicação da Prefeitura (Diário Oficial e redes sociais), pois a informação oficial é uma ferramenta importante no combate às fake news.


A Prefeitura segue as diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado, através das secretarias de Saúde e de Educação, além do Conselho Estadual de Educação e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Por enquanto, as medidas serão adotadas, gradativamente, conforme as diretrizes estaduais.


Confira o cronograma parcial (sujeito a alterações):


De 16 a 17/03Acolhimento dos alunos e funcionários, com reforço dos protocolos e higiene. Elaboração de cronograma com responsáveis e convocação


17 a 20/03 – Reunião com pais e responsáveis


19/03 – Divulgação de novo boletim informativo pela Sedel


20/03 – Último dia letivo antes da suspensão das aulas