Espaço está instalado dentro do Centro de Especialidades de Vicente de Carvalho

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, em 28 de junho, a Prefeitura de Guarujá inaugurou o primeiro ambulatório trans da Baixada Santista. O serviço está instalado dentro do Centro de Especialidades de Vicente de Carvalho (Rua Guilherme Guinle, 42 – Pae Cará), que foi entregue à população ndas comemorações dos 90 anos de Emancipação Político-Administrativa da Cidade, celebrados no domingo, 30 de junho.

O prefeito de Guarujá, ressaltou a iniciativa pioneira na Região. “Investir em saúde pública é dever de todo gestor e estamos fazendo a nossa lição de casa, olhando também pela saúde da população trans, que tanto sofre seja pela violência, preconceito ou, principalmente, pela falta de um serviço que atenda às suas necessidades. Guarujá dá exemplo de respeito”, enfatizou.

Denominado Ambulatório Transexualizador “TRANSforma – O Respeito Transforma”, o equipamento começa a atender a população na próxima segunda-feira (8). Totalmente climatizado, o Ambulatório Trans funciona no piso superior do Centro de Especialidades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas.

O secretário de Saúde de Guarujá, destaca que foram meses trabalhando “no sentido de montar um protocolo de atendimento, buscando uma equipe multidisciplinar para promovermos um atendimento com dignidade e respeito”.

No local, o público-alvo terá acompanhamento médico nas áreas de psicologia, psiquiatria, endocrinologista, assistência social e, também, de enfermagem. O acesso se dará nas unidades de saúde da rede municipal, via Complexo Regulador Ambulatorial. A iniciativa é fruto do pleito da comunidade trans à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Para o integrante da Comissão da Diversidade Sexual e fundador do Coletivo Casa Beauty, Alexandre Florentino, o equipamento é motivo de alegria para toda a comunidade trans. “É um avanço significativo para Guarujá, que caminha mais um passo na construção de políticas públicas cada vez mais inclusivas, onde cada pessoa poderá ser quem é, sem vergonha alguma”.

A primeira drag queen da Baixada Santista é de Guarujá. Clodoaldo Melo, conhecida como Punk Klô, participou da inauguração e adorou o ambulatório. “Que lugar maravilhoso. Parabéns a toda equipe da Prefeitura por esse espaço. Ficou tudo muito lindo”.

Shayra Ribeiro fez tratamento para hormonização em outro município e acompanhou a solenidade de entrega do TRANSforma. “Que aqui todos tenham dignidade e procurem por este atendimento, para que não precisem se hormonizar por conta própria”, contou”.

O secretário adjunto de Direitos Humanos e Cidadania de Guarujá, destacou que o equipamento público contará com profissionais de excelência. “O que é muito importante para lidar com a questão da transsexualidade. É Guarujá crescendo em justiça social”.