No 11º dia de buscas, mais pessoas que estavam qualificadas como desaparecidas foram localizadas com vida

Na noite desta sexta-feira (13), dados recentes de mais um trabalho de campo realizado em conjunto apresentaram uma redução definitiva no número de pessoas indicadas como não localizadas na Barreira do João Guarda, após a série de deslizamentos ocorrida na última semana. Oito pessoas foram encontradas com vida ao longo do dia, algumas fora da Cidade, restando apenas uma mulher a ser retirada do morro. Os óbitos registrados até o momento permanecem os mesmos, 33.

A força-tarefa comandada por Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde (Sesau) e Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), com as polícias Civil e Militar, além da Defesa Civil, já teve êxito em identificar outras 25 pessoas vivas, fora dos escombros.

O processo de descoberta foi semelhante ao que vinha sendo adotado desde o princípio, com o cruzamento de dados relativos às 590 pessoas cadastradas pelo SUS naquela região (Cadastro SUS). Tudo com um apoio fundamental: o do agente comunitário de saúde Ruben Oliva, responsável por atuar na área já há algum tempo.

O profissional ajudou na investigação casa a casa dos moradores que ali ainda residiam ou que poderiam já ter se mudado. Assim, o pente fino conseguiu ir mais a fundo e descobrir situações como pessoas que haviam perdido seu RG, mas que sequer moravam na comunidade, e outras que já haviam mudado até mesmo de estado, tendo, num dos casos, um localizado no Pará. “O senhor Ruben mostrou pleno conhecimento da comunidade e fez um trabalho digno de aplausos”, enalteceu o capitão PM Richard Braga, da Defesa Civil Estadual.

O número de abrigados na Escola Municipal Professora Dirce Valério Gracia também caiu. Agora, permanecem no local 162 pessoas.

Com isso, às 19 horas de sexta-feira (13), os dados consolidados da tragédia ocorrida nos morros da Cidade são:

Morro da Barreira do João Guarda: 22 óbitos
Morro da Bela Vista (Macaco Molhado): 9 óbitos