São mais de 4 mil matriculados atendidos; Prefeitura trabalha em processo de revitalização completa da quadra poliesportiva

A Prefeitura de Guarujá começou esta segunda-feira (29) em ritmo de volta às aulas, no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) João Paulo II, no bairro Pae Cará, em Vicente de Carvalho. Com a conclusão da primeira fase de revitalização da quadra poliesportiva do equipamento, na última semana, os seus mais de 4 mil matriculados retornaram aos cursos gratuitos de qualificação profissional, esporte e lazer.

Das 50 modalidades ofertadas no espaço, a autônoma Sandra Laranjeira Leite, de 63 anos, pratica três. Para ela, a reabertura aconteceu na hora certa. “Durante a suspensão das aulas, ganhei uns quilinhos porque fiz apenas caminhada. Hoje, recomecei pela musculação e nos próximos dias retomo a ioga e o alongamento. É maravilhoso estar aqui”, comemorou.

Quem também esbanjou alegria foi a professora voluntária de natação, Silvana Addini. Desde 2005 ela ministra aulas no local e contou que a comunidade aguardava ansiosamente a reabertura. “O Caec proporciona mais que atividades gratuitas, pois todas as idades ganham em qualidade de vida e conhecimento. Agora de manhã, estou ensinando uma turma de crianças avançada, mas que vamos trabalhar o recondicionamento físico. Mais uma vez, muito obrigada pelo empenho da Administração Municipal para tornar essa volta às aulas possível”, reforçou.

O secretário de Educação de Guarujá esteve no Caec ainda de manhã para desejar boas-vindas aos alunos. Ao lado do diretor da unidade, Fábio Gracia, ele recepcionou turmas dos cursos de ginástica, alongamento, natação, pintura, musculação e costura. “Esperamos que tenham um excelente retorno e contribuam com novas ideias para esse ano letivo. Vamos trabalhar juntos em propostas que estimulam a economia criativa, o esporte, a cultura e o lazer”, finalizou.

Próxima etapa

Uma empresa contratada em caráter emergencial iniciou, no último dia 18, a desmontagem do telhado da quadra poliesportiva para a pronta retomada do funcionamento da unidade. O serviço integra um plano de revitalização da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que interditou, preventivamente, o Caec e a Escola Municipal Vereador Ernesto Pereira (instalada em terreno contíguo), após uma vistoria técnica de rotina em fevereiro deste ano.

A Defesa Civil de Guarujá e uma equipe de engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra) constataram que as colunas de sustentação da quadra do Caec precisavam de reparos estruturais. Outra recomendação foi a suspensão das atividades nas duas unidades de ensino.

A reabertura do Caec dependia exclusivamente da remoção do telhado da quadra poliesportiva, o que motivou a contratação emergencial de um setor especializado para executar as intervenções necessárias. Com essa primeira etapa concluída, a Prefeitura agora trabalha no processo de licitação para a reforma completa do espaço, além da piscina que a unidade também abriga e atende a comunidade.

Mais de 20 mil assistidos

Guarujá e o Distrito de Vicente de Carvalho contam com sete Caecs, responsáveis pelo atendimento mensal de cerca de 20 mil crianças, jovens e adultos. Todos têm acesso a cursos gratuitos em profissionalização, esporte e cultura. Somente no Caec João Paulo II, são pouco mais de 4 mil matriculados em 50 modalidades. Os assistidos recebem o suporte de monitores e professores voluntários.