Iniciadas em março deste ano, as obras do Aeroporto Civil Metropolitano, em Vicente de Carvalho, impulsionaram as oportunidades geradas na Cidade, principalmente, na construção civil

Guarujá vive um período de desenvolvimento e oportunidades, principalmente devido ao Aeroporto Civil Metropolitano, que teve suas obras iniciadas no Município em março. E, neste dia 1º de Maio – Dia do Trabalhador, o Município já começa a colher frutos do empreendimento e celebra o crescimento de 95% no volume de vagas ofertadas na Cidade, pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Comparativo realizado entre os meses de janeiro e março deste ano e no ano passado demonstra que, em 2024, foi disponibilizado quase o dobro de empregos no mesmo período de 2023. Foram 265 no ano passado e 517 neste ano, ou seja, um aumento de, aproximadamente, 100%. O levantamento é da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep).

Das mais de 500 vagas deste ano, 262 correspondem ao setor de construção civil potencializado pelo advento do Aeroporto de Guarujá. Já são 88 profissionais admitidos pela Terracom, empresa responsável pelas obras do empreendimento, que está instalado na Base Aérea, em Vicente de Carvalho. Dentre as vagas ofertadas estão ajudante de obras, pedreiro, encarregado de obras, operadores de escavadeira e de máquinas pesadas, carpinteiro, apontador de obras, rasteleteiro, feitor, armador, operador de muck e motorista.

Em todo o ano de 2023, o PAT da Cidade ofertou um total de 786 oportunidades. Por mês, a média de atendimentos no Posto chega a mais de 1.300. O diretor de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo da Prefeitura, pontua que "há cinco anos consecutivos o Município registra índices positivos de empregabilidade. Os avanços vistos só tendem a propiciar melhores oportunidades à população. É por esse desenvolvimento que trabalhamos", ressalta.

O prefeito de Guarujá enfatiza que a Cidade vive um momento exitoso, sobretudo na geração de empregos. “Guarujá passou ter um ambiente de negócios mais atrativo. Projetos de infraestrutura, como o nosso Aeroporto, o Plano Diretor, as futuras obras da segunda fase da Avenida Perimetral, do Túnel Santos-Guarujá, além das mais de 400 obras que realizamos nos últimos sete anos, geram emprego e renda, aquecem a economia e promovem desenvolvimento econômico e inclusão social”, avalia.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, lembra que Guarujá tem, neste momento, mais de 20 obras sendo realizadas. E projeta ainda mais empregos com os empreendimentos que sairão do papel nos próximos meses. “As obras representam desenvolvimento e muito mais oportunidade para os moradores da nossa Cidade. Guarujá vive o melhor momento de sua história, com um crescimento favorável em diversos setores”.

PAT Guarujá é o principal caminho para retorno ao mercado de trabalho

Quem torce para entrar nesta estatística exitosa no Município é Claudinei da Silva Ludovice. Ansioso por uma oportunidade no mercado de trabalho, Claudinei esteve no PAT Guarujá nesta semana e espera que a sua realidade mude para melhor, com um emprego novo.

Ele recebeu todo atendimento necessário da equipe do Posto, onde buscou por vagas de ajudante geral, motoboy e de controlador de acesso. “Moro de aluguel, pago pensão e preciso voltar a trabalhar. Tomara que eu consiga logo, logo”, relata, esperançoso, pois já possui experiência com serviços de motoboy e de porteiro.

“Nossa missão é de atender bem a população. É gratificante oferecer uma vaga de emprego para quem já estava desanimado, recolocando-o no mercado de trabalho e devolver o seu sorriso rosto. A maior recompensa é quando o munícipe retorna ao PAT informando que foi contratado e que poderá levar o alimento diário para sua casa”, explica o assistente administrativo do PAT, Robert Ramos Novais.

Serviço

O PAT Guarujá fica na Avenida Santos Dumont, 1.586, no Pae Cará, em Vicente de Carvalho. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30, e aos sábados, o horário é das 9 às 12h30. Interessados nas vagas disponibilizadas devem se dirigir ao Posto levando Carteira de Trabalho física ou digital, documento oficial com foto (RG ou CNH) e PIS. Outras informações podem entrar ser obtidas pelo telefone (13) 3341-3431.