A Prefeitura de Guarujá está arrecadando mantimentos para as famílias desabrigadas devido às fortes chuvas e deslizamentos que atingiram a região na última segunda-feira (2). Segundo o Fundo Social de Solidariedade (FSS), atualmente as prioridades são itens de higiene pessoal, fraldas, colchões e alimentos não perecíveis. Apesar do destacado, quem quiser ajudar pode doar também água potável, roupa de cama, materiais de higiene pessoal e ração animal, ressaltando que roupas não são mais necessárias.

O Município registrou 405 milímetros de chuva acumulados em 72 horas. Somente nas primeiras 12 horas de chuva, foram 282 milímetros. "É um volume extremamente alto, se comparado com as medidas históricas do Estado, o que com certeza deflagrou esta quantidade de deslizamentos", destaca o Coronel Wálter Nyakas Júnior, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado.

As famílias desabrigadas estão sendo acomodadas na Escola Municipal Profª Dirce Valério Gracia. No local, os munícipes estão recebendo atendimento médico e psicológico, alimentação e abrigo. Além disso, toneladas de suprimentos foram doadas pela população e, voluntários e funcionários estão trabalhando em conjunto para auxiliar os munícipes.

Pontos de arrecadação

Conforme o Fundo Social de Solidariedade (FSS), atualmente as prioridades são itens de higiene pessoal, fraldas e alimentos não perecíveis. Apesar do destacado, quem quiser ajudar as vítimas pode doar também: água potável, roupas de cama, materiais de higiene e ração animal, ressaltando que roupas não são mais necessárias.

Os pontos de arrecadação e entrega oficiais de doações são o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá (Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro) e Escola Municipal Dirce Valério (Av. Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba). Caso exista a possibilidade de ajudar diretamente vítimas ou regiões afetadas, a atitude também é recomendada.

Providências

Foram acionados 132 bombeiros para atuar nas áreas afetadas da Cidade para realizar as buscas por possíveis vítimas. Guarujá decretou, na última terça-feira (3), estado de calamidade pública, o que possibilita o acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.

Até o momento, foram contabilizados 17 óbitos e 21 desaparecidos segundo o Corpo de Bombeiros. Os 118 desabrigados estão sendo atendidos pela Prefeitura do Município.