Objetivo da Prefeitura é tentar manter o clima o mais ameno possível, de forma a minimizar o estresse e o trauma do difícil momento vivido pelas famílias

Crianças vítimas das chuvas e deslizamentos nos morros da Cidade tiveram um dia especial no domingo (8). Além do acolhimento institucional e cuidado social oferecido pela Prefeitura de Guarujá, na Escola Municipal Prof.ª Dirce Valério Garcia, elas ganharam um espaço no pátio da unidade para participar de brincadeiras, atividades lúdicas, entre outras opções gratuitas de diversão e serviços. Todos os dias, voluntários se unem para levar diversão à criançada.

Grupos culturais da Cidade e de outros municípios da Baixada Santista, como Santos e São Vicente, vieram voluntariamente contribuir com a Prefeitura, que está tentando manter o clima o melhor possível, de forma a amenizar as lembranças dos momentos estressantes vividos pelas crianças nos últimos dias.

A tragédia que acometeu Guarujá foi muito impactante para as crianças, tendo em vista que, além de deixar suas casas e perderem pertences pessoais, algumas perderam parentes. Por isso a necessidade de amenizar a rotina.

As brincadeiras educativas envolvem os pequenos na faixa etária acima de 7 anos, com o grupo de Escoteiros Lobo Guará; e se divertiram com a turma do Circo Periférico, do Sorrisalhaços e do grupo Cosplay de Guarujá, além de contarem com a presença dos super-heróis, como Homem Aranha, entre outras atividades e serviços, como corte de cabelo.

A diversão continua durante a semana. Na segunda-feira (9), voluntários estiveram na Escola Dirce Valério levando aos pequenos mais atividades para animar o dia, onde montaram camas elásticas, brinquedos infláveis, além de maquiagem artística e distribuição de algodão doce e pipoca. O local também foi animado com música ao vivo pelo grupo de pagode Esquina do Samba, com integrantes deficientes visuais.

CVV – apoio emocional

Desde de sábado (7), o Centro de Valorização da Vida (CVV) montou um espaço na Escola Municipal Dirce Valério Gracia (Avenida Dom Pedro I, 340- Jardim Tejereba) para atender as pessoas que foram vitimadas pelas chuvas e deslizamentos.

O CVV mantém um programa de apoio emocional e prevenção de suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, ajudando-as a lidar com as realidades cotidianas e inesperadas em qualquer lugar da comunidade, sob total sigilo.

A Prefeitura de Guarujá também mantém todo aparato às famílias abrigadas na Escola Dirce Valério, onde elas recebem atendimento médico e psicológico, além de cuidados básicos de alimentação, higiene e acomodações para descanso.