Escolas de samba animaram o público, que lotou a estrutura montada para o evento na segunda-feira de Carnaval (24)


Um grande público se aglomerou na passarela do samba para assistir ao Desfile Show Oficial de escolas de samba na Praia da Enseada. A estrutura de 300 metros de comprimento ficou lotada em ambos os lados para a apresentação das cinco escolas, que desfilaram na noite da última segunda-feira (24). Foi o reencontro de moradores e turistas com as agremiações da Cidade.


A primeira a animar os foliões foi a Unidos da São Jorge, que apresentou o enredo ‘Com a São Jorge, vou cantando e encantando nesse mar de alegria!’. Os 200 componentes, divididos em oito alas, abordaram a importância da preservação e a proteção da natureza, além trazer seus encantos, mistérios e magias. O tema foi uma reedição do samba de 2012, campeão do carnaval do ano.


Em seguida foi a vez da ‘Imperador da Ilha’, com o enredo ‘A Imperador é do Baralho’, representada com 200 componentes divididos em oito alas. A última tricampeã do Carnaval guarujaense cantou sobre a história das cartas, desde o seu surgimento, passando pela época medieval, na criação dos naipes, tarô cigano e, também, nos jogos virtuais que envolvem o baralho.


A Mocidade São Miguel escolheu festejar não apenas o Carnaval, mas todas as festas do ano. O samba ‘São Miguel comemora e a galera faz a festa’ - uma reedição do que a agremiação apresentou em 1997 - tratou das festas e feriados que ocorrem durante o ano. Os 200 componentes, divididos em cinco alas da escola, 12 vezes campeã do Carnaval de Guarujá, levaram o clima de festa para a passarela.


Marcando a diversidade de temas escolhidos pelas escolas, a Renascer de Santa Cruz representou as culturas indígenas, com o enredo ‘Aruarã’. Em 200 componentes divididos em sete alas, a apresentação narrou a lenda que fala de um peixe que, insatisfeito com a sua condição, suplica para Tupã que o transforme em humano e o tire das águas.  Seu pedido é atendido e ele se transforma no forte guerreiro Aruarã, que forma o povo Karajá nas margens do Rio Araguaia.


Convidada de honra


A última escola a se apresentar foi a Mocidade Amazonense, convidada de honra da noite. Tradicional participante e bicampeã do Carnaval de Santos, a escola apresentou uma versão reduzida do desfile, que levou para a cidade vizinha neste ano. ‘Quilombo do Samba... Coisa de Pele’, representou a história do negro no Brasil e o surgimento do samba.


O secretário de Cultura e interino de Turismo de Guarujá avalia que o evento foi bem sucedido. “Tivemos a lotação máxima da estrutura montada. As festas deste ano abrem as portas para a volta dos desfiles competitivos no Município", destaca.