De 3 a 9 de março, foram 13.202 pratos servidos

Exatas 13.202 refeições foram servidas na Escola Municipal Dirce Valério Gracia, local em que atualmente estão abrigadas 195 vítimas dos deslizamentos ocorridos na Cidade, apenas nos seis primeiros dias de acolhimento. Essa quantidade de comida serviu para alimentar abrigados, profissionais e voluntários envolvidos na grande operação que foi organizada na Cidade.

O cardápio é variado, à base de doações, sempre com arroz, feijão, carne e uma fruta. Suco ou refrigerante fazem parte dessa lista, também. Desde a semana passada, já foram servidas mais de dez mil refeições, divididas em horários para café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

Não só os abrigados são servidos, mas também voluntários e profissionais do Corpo de Bombeiros, Fundo Social de Solidariedade, Força Tarefa, Polícia Civil, Exército, GCM, IML, Defesa Civil e Fuzileiros Navais.

O trabalho é supervisionado por uma nutricionista, que orienta o auxílio dos voluntários e o preparo das merendeiras de escolas municipais. Segundo a Diretora da Escola Municipal, Eloisa Gracia, a alimentação está sendo balanceada e seguindo todos os padrões de qualidade e higiene.

Para Indianara Aparecida de Jesus, que perdeu sua casa no Morro da Bela Vista (Macaco), toda a equipe do complexo que recebe os abrigados é muito atenciosa. "Não tenho que reclamar de nada. Todo dia tenho café da manhã, almoço, janta e mamadeira para a minha filha, coisa que eu não tinha dentro da minha própria casa", observa.

Merendeira da escola, Edvalda Lima confessa que, nos últimos dias, exercer a profissão tem sido algo que emociona além do comum. "Cozinhar para os desabrigados é uma oportunidade de fazer algo pelo próximo. As crianças nos comoveram muito, os primeiros dias foram difíceis. Temos aprendido que é preciso viver o hoje", disse.