5ª edição aconteceu na última terça-feira (30), reunindo 20 expositores em diversos estandes de artesanato

A Prefeitura de Guarujá realizou a 5ª Feira Criativa na última terça-feira (30), no Paço Municipal. A iniciativa contou com 20 expositores, que apresentaram diversos itens, como laços, turbantes, faixas, cremes, bolsas, perfumes e tupperwares. A ação promove a superação de barreiras e renascimento pessoal por meio do afroempreendedorismo.

O evento faz parte do Programa de Empreendedorismo Negro, instituído pela Lei Municipal 4.867/2020, com o objetivo de fomentar o afroempreendedorismo. A iniciativa é viabilizada pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci) e acontece sempre no último dia útil do mês.

Entre as participantes da 5ª edição, estava a artesã Vanessa Cristina Belém. Ela utiliza a costura criativa de bolsas, prendedores de cabelo e nécessaires como forma de superação e geração de renda, já que sua mãe é idosa e sofreu dois Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs). Para ela, ser membro da Feira Criativa proporciona interações diferentes da realidade em que vive.

“Comecei a costurar por ter precisado parar de trabalhar fora por conta das condições da minha mãe. Participar do evento é um grande prazer, já que interajo com outras expositoras e clientes”, ressaltou.

Já a recepcionista Dalva Lúcia Alves foi até a Feira para comprar alguns itens. Ela adquiriu laços feitos à mão para as netas. “Os produtos da Feira são incríveis e feitos com muito capricho. É uma iniciativa social importante, já que apoia pequenos empreendedores”, destacou.

Para o gestor de Programa de Políticas Públicas da Igualdade Étnica, Racial e Inter-religiosa da Prefeitura, a Feira Criativa é uma forma de política pública essencial. “Procuramos pessoas que possuíam dificuldades para empreender e crescer. O evento não quer somente dar um espaço para vendas, mas também para suporte financeiro e técnico às pessoas”, declarou.