Campanha de vacinação na Cidade terminou no último dia 13; no total 15.096 pessoas compareceram aos postos, mas nem todas precisaram da dose


Em Guarujá, 15.096 pessoas compareceram aos postos de saúde durante a campanha de vacinação contra sarampo e febre amarela. Deste total, somente 6.182 doses precisaram aplicadas, pois nem todos precisaram ser vacinados, já que a campanha ocorreu de maneira seletiva, ou seja, para avaliação vacinal ou aplicação conforme calendário vigente. Esta foi a primeira etapa da Campanha Nacional contra o Sarampo, que no Estado de São Paulo, incluiu também a febre amarela.


A campanha de vacinação na Cidade teve início em 10 de fevereiro e terminou no último dia 13. Guarujá disponibilizou um total de 20 unidades, entre básicas (UBSs) e de saúde da família (Usafas), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. No dia 15 de fevereiro (sábado), ocorreu o dia D de mobilização contra ambas as doenças, com os postos abertos das 8 às 17 horas.


Para o sarampo, o público-alvo prioritário foi crianças a partir dos 6 meses até adultos com 60 anos. Com relação à febre amarela puderam se vacinar as crianças de 9 meses até adultos com 59 anos e, dentro deste público, destaque foi para as crianças de 4 a 7 anos (nascidas a partir de 2013). Vale lembrar que neste ano, a dose reforço da febre amarela foi adicionada ao calendário vacinal, especificamente, para crianças aos 4 anos que não receberam a mesma ou só receberam apenas uma dose reforço. Para crianças a partir dos 5 anos, a dose é única.


Vacinas na rotina das unidades


Atualmente, as vacinas contra sarampo e febre amarela voltam a estar disponíveis na rotina das unidades, com atendimento ao público-alvo, das 9 às 15 horas. Com relação à febre amarela, por exemplo, o objetivo é evitar possível desperdício de doses, pois uma vez aberto o frasco de 10 doses, a sua validade é de 6 horas.