Inscrições já estão abertas e prosseguem até o preenchimento das vagas

A Prefeitura de Guarujá vai comemorar a Semana Nacional do Micro Empreendedor Individual (MEI), que acontece entre os dias 20 a 24 deste mês, com uma nova agenda de cursos e workshops. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) está com inscrições abertas para 260 vagas em capacitações gratuitas.

Os interessados já podem se inscrever através dos links (disponíveis abaixo), no WhatsApp da Sedep – (13) 3040 7432, ou pessoalmente na Secretaria, que fica localizada na Avenida Leomil, 630, no Centro. As inscrições prosseguem até o preenchimento das vagas.

Para esta edição, foram disponibilizadas cinco oficinas que abrangem as áreas do marketing digital, da inovação tecnológica, além de gestão financeira. Voltada aos micro empreendedores individuais e, também, para quem deseja abrir o seu próprio negócio, a programação é fruto de mais uma parceria da Administração Municipal, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Conforme explica o diretor de Trabalho, Empreendedorismo e Emprego da Prefeitura, Diego Abreu, “serão cinco dias de capacitações gratuitas, disponíveis nos formatos, presencial e on-line, com o objetivo de proporcionar orientação técnica e soluções educacionais aos MEIs ou para quem quer tornar realidade o sonho de abrir o seu negócio”. Ele destaca que, ações como esta é que fomentam a evolução de Guarujá no segmento, que obteve um crescimento expressivo de MEIs, saltando de 13 mil em 2017, para os atuais 34.068.

Oferecida pela Prefeitura, capacitação para MEIS é a receita para o crescimento do negócio

Amanda Paloma dos Santos Gomes é dona de um comércio de açaí e lanches em Vicente de Carvalho. Atualmente, seu estabelecimento está migrando de porte, ou seja, deixando de ser um micro empreendedor individual (MEI) e passando para microempresa (ME).

A mudança de categoria ocorre em função do aumento dos seus lucros. Mas, a evolução do negócio, só foi possível porque Amanda contou com o suporte da Prefeitura, por meio de capacitações e orientações.

“Além da ajuda com questões legais, também recebemos encaminhamento para cursos e palestras. No início, não tínhamos noção de números ou questões legais, e a Prefeitura foi fundamental nesse processo”, comentou Amanda, que está ampliando o espaço físico do seu estabelecimento, que já tem previsão de reabertura em junho.

Confira a programação completa:

20/05 – (segunda-feira) – Workshop: Faça a Divulgação Certa e Atraia Mais Clientes -0 40 VAGAS

Tem uma abordagem prática, centrada no processo de comunicação, técnicas de divulgação e promoção de vendas, com base nas ferramentas existentes e acessíveis para pequenos negócios.

21/05 – (terça-feira) - Workshop: Seja um Influenciador Digital - 40 vagas

Aprenda a dar os primeiros passos no mercado de influenciadores digitais, elaborando um plano de negócios e desenvolvendo técnicas para criação de conteúdo autêntico, de como interagir com o seu público, além de auxiliar na monetização das ações nas redes sociais.

22/05 – (quarta-feira) –  Workshop: Faça a Inovação Acontecer na sua empresa - 60 vagas

Descubra o que é inovação real e explore como ela se aplica à pequenas empresas. Aprenda com exemplos inspiradores das empresas mais inovadoras do Brasil, e transforme ideias ousadas em realidade.

23/05 – (quinta-feira) – Workshop: Planejamento Financeiro - 60 vagas

Aprenda como fazer um planejamento financeiro completo, separar as suas finanças, elaborar um plano de negócio e a estruturar os custos da empresa. Por fim, saia com um plano de ação de finanças para a sua ideia ou negócio.

• Link de Inscrição:

24/05 – (sexta-feira) –  Workshop: Transforme seguidores em compradores - 60 vagas

Indicado para quem já tem empresa cadastrada no Facebook e no Instagram, e agora precisa trazer mais seguidores por meio de anúncios, e também aprender a se relacionar com eles e converter vendas usando o WhatsApp Business.