Recursos serão distribuídos entre Guarujá (cidade mais afetada), Santos e São Vicente, e serão proporcionalizados de acordo com as perdas de cada cidade; João Dória garantiu, também, a reserva de mais de R$ 1 milhão para custeio de aluguel social

Em visita a Guarujá na tarde desta quinta-feira (5), o governador de São Paulo, João Dória, anunciou a liberação de R$ 50 milhões para obras de infraestrutura nas cidades da Baixada Santista mais atingida pelas fortes chuvas no início da semana, ocasionando deslizamentos com vítimas fatais. Além desses recursos, Dória garantiu a reserva de mais de R$ 1 milhão para custeio de aluguel social, pelo programa Auxílio Moradia Emergencial, gerenciado pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano).

Os recursos serão distribuídos entre Guarujá (cidade mais afetada), Santos e São Vicente, e serão proporcionalizados de acordo com as perdas de cada cidade. A verba será repassada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional. Para isso, as três prefeituras apresentarão projetos para obras como recuperação de vias, construção de muros de contenção e serviços emergenciais para mitigar o risco de deslizamentos em encostas.

“Cada família terá R$ 1 mil para reparação de danos. Muitas pessoas perderam tudo. Teremos também o aluguel social de R$ 500,00 por família, por mês. O Governo do Estado contribui com R$ 300,00 e cada prefeitura, com 200. Além disso, cada família terá R$ 1 mil para reparação de danos, pago exclusivamente pelo Governo do Estado”, explicou Dória, destacando que o aluguel social é válido por 12 meses, até que haja solução definitiva para o problema das famílias.

Outra medida inicial do governador é a alimentação gratuita às vítimas dos deslizamentos. As unidades do Bom Prato de Guarujá, Santos e São Vicente fornecerão café da manhã e almoço gratuito às pessoas cadastradas, por 15 dias.

A reunião contou com a participação do prefeito de Guarujá, além dos prefeitos das cidades vizinhas, Paulo Alexandre Barbosa, de Santos; Pedro Gouvea, de São Vicente; e Alberto Mourão, de Praia Grande, além de representantes da Defesa Civil do Estado e dos municípios e da Polícia Militar.

Chuva acima da média

Até às 18 horas de quinta-feira (5), foram contabilizados, em Guarujá, 23 mortes. Há, ainda 36 pessoas não localizadas, além de 245 abrigadas pelo Município, nas dependências da Escola Municipal Dirce Valério Gracia. No local, os munícipes estão recebendo atendimento médico e psicológico, alimentação, entre outros.

No início dessa semana, o acumulado de chuvas em Guarujá atingiu 405 mm em 72 horas, sendo 282 só nas primeiras 12 horas, número superior ao previsto para todo o mês de março. Segundo o secretário chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Walter Nyakas Júnior, é um volume extremamente alto, considerando-se as medidas históricas no Estado. "Com certeza foi o que deflagrou essa quantidade de deslizamentos", destaca.

Pontos de arrecadação

Os pontos de arrecadação de doações são o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá (Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro) e a escola municipal Dirce Valério Gracia (Av. Dom Pedro I, 340). Segundo o FSS, atualmente as prioridades são itens de higiene pessoal, fraldas, alimentos não-perecíveis e ração animal. Apesar do destacado, quem quiser ajudar pode doar, também, água potável, roupas íntimas e de cama, ressaltando que roupas em geral não são mais necessárias.