Ação acontece durante todo o mês e vai contar com cursos de capacitação, palestras, blitz educativa

A Prefeitura de Guarujá inicia a programação da campanha Maio Amarelo nesta segunda-feira (6). A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e traz o slogan “A paz no trânsito começa por você”. A iniciativa acontece durante todo o mês e vai contar com cursos, palestras e blitz educativa.

De segunda-feira (6) até o dia 31, acontece o curso de Atualização de Agentes da Autoridade de Trânsito. A capacitação é voltada aos guardas civis municipais (GCM), guardas portuárias e policiais militares. O curso acontece das 8 às 13 horas, no Ginásio Poliesportivo Marivaldo Fernandes (Guaibê) - Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio.

Dos dias 13 ao 17, das 9 às 13 horas, acontece uma série de palestras no Centro de Formação Profissional – Camp/Guarujá (Avenida Adriano Dias dos Santos, 700 – Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho).

A programação prossegue nos dias 20 a 24, com o Pedágio Educativo. A iniciativa conta com parceira da Polícia Militar e Diretoria de Trânsito. A conscientização acontece, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, em dois pontos, na Avenida Puglisi (Centro) e na Praça 14 Bis (Vicente de Carvalho).

Já dos dias 27 ao 29, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas, é a vez do Terminal Marítimo do Guarujá S/A (Termag), receber as palestras de conscientização. A ação será nos período da manhã e tarde e envolve aproximadamente 200 funcionários.

Educação

A ação marca o início também das atividades do 9° Prêmio Cidadão do Trânsito, que consiste no desenvolvimento de trabalhos pedagógicos (desenhos, músicas e redações) sobre a temática do trânsito. Participam alunos desde o Infantil IV à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em setembro será realizada a entrega de prêmios aos alunos e professores dentro da Semana Nacional do Trânsito.

Campanha

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações de conscientização no trânsito em todo o mundo. No Brasil, o movimento teve início em 2014 para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no trânsito. O amarelo simboliza atenção a sinalização e advertência no trânsito.