Na Cidade, devem ser vacinadas 103.605 pessoas; campanha ocorrerá em três etapas, conforme público-alvo

Na próxima segunda-feira (23) a Prefeitura de Guarujá dará início à campanha de vacinação contra a gripe (Influenza vírus H1N1, A e B), que ocorrerá em três etapas, conforme faixa etária. A expectativa é de que 103.605 pessoas sejam imunizadas. A campanha prossegue até o dia 22 de maio, sendo o dia 9 de maio, o Dia D de mobilização nacional contra a doença.

Por isso, a partir deste dia 23 de março, devem procurar os postos de saúde, pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde. A segunda etapa ocorrerá a partir de 16 de abril, quando professores, profissionais de força de segurança e salvamento e doentes crônicos terão que buscar pela dose.

Por fim, de 9 de maio até o término da campanha, o público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, funcionários do sistema prisional e adolescente em medidas socioeducativas.

A Secretaria de Saúde disponibilizará um total de 20 postos, entre unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafas). Os equipamentos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, e no dia “D” (sábado), os postos estarão abertos das 8 às 17 horas. Para buscar pela dose, as pessoas devem apresentar RG, receita médica (com doenças crônicas e idosos) e comprovante da área médica (aos profissionais de saúde).

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a influenza vai acontecer em três etapas. Segundo explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Ana Terezinha Lopes Plaça, “o objetivo é evitar o aumento do fluxo de pessoas nas unidades de saúde, por precaução ao novo Coronavírus (Covid-19). Por isso, é importante que as pessoas respeitem a data e compareçam aos postos conforme faixa etária”.

Acamados – Os pacientes não cadastrados no Serviço de Internação Domiciliar (SIAD) ou nas Usafas já podem agendar a vacina até o dia 31 de março, através do telefone 3341 6608, de segunda a sexta-feira, das 14 às 16 horas.

Outras vacinas – Além da influenza, também serão disponibilizadas as demais vacinas do calendário nacional, para atualização da carteirinha de gestantes, crianças e puérperas.

Confira o cronograma para vacinação:

1ª etapaa partir de segunda-feira (23): pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde

2ª etapa – a partir de 16 de abril: professores, profissionais de força de segurança e salvamento e doentes crônicos

3ª etapa – a partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, funcionários do sistema prisional e adolescente em medidas socioeducativas

Segue a lista das unidades para campanha incluindo dia “D”:

Usafa Vila Áurea

Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº

Usafa Jardim Brasil

Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/n

UBS Prainha (somente no Dia “D” 09/05)

Rua Nova, 170 em Vicente de Carvalho