Evento contará ainda com ação de cidadania na Praça 14 Bis, nesta sexta-feira (17)

Com objetivo de conscientizar a população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Guarujá promove uma caminhada alusiva ao tema nesta sexta-feira (17), a partir das 13 horas. A concentração será na Estação das Barcas de Vicente de Carvalho e depois segue pela Avenida Thiago Ferreira, até a Praça 14 Bis. No ponto de chegada, a população vai contar com uma ação de cidadania com diversos serviços socioassistenciais, de saúde e apresentações culturais.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e conta com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Sesau), Educação (Seduc), Cultura (Secult), Turismo (Setur), além dos Conselhos Tutelares, Conselho Municipal da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Guarujá e Instituto Cultural Ambiental Educacional (CAE).

“Ações de conscientização como esta fazem parte das diretrizes da Prefeitura. É preciso falar sobre este tema tão importante e envolver todas as políticas públicas na prevenção e no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, afirmou o titular da pasta.

Caminhada

Durante o percurso pela Avenida Thiago Ferreira, serão entregues panfletos informativos sobre o 18 de maio. E, para animar a ação, o evento contará com a fanfarra da escola Benedito Cláudio. Já na praça, o público vai contar com serviços e orientações do Cadmóvel, além de tendas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Caminhão Sabor e Renda.

Na área da saúde, haverá atendimentos e orientações do Centro de Atenção Psicossocial  (Caps III) e Álcool e Droga (A.D.), Centro de Testagem e Aconselhamento  (CTA) Móvel e vacinação. A ação também contará com apresentações culturais dos alunos do Instituto Cae e do Caec João Paulo II.

18 de maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 maio e foi instituído pela Lei Federal 9.970/00. Ele marca um crime bárbaro ocorrido no Espírito Santo, em 1973, contra a menina Araceli, que foi raptada, violentada e morta. O crime segue impune.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente instituiu, há 24 anos, a “Campanha Nacional Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. A ação tem como símbolo uma flor amarela, que remete à lembrança dos desenhos da primeira infância, associando também a necessidade do cuidado e proteção na infância.