Município recebeu mais 15 mil doses nesta terça (24), para vacinar um público alvo de 37 mil pessoas nesta primeira etapa, que são idosos e profissionais da saúde

A Prefeitura de Guarujá recebeu nesta terça-feira (24), mais 15 mil doses da vacina contra a gripe para a campanha de vacinação, que começou na última segunda-feira (23). O montante estará disponível à população prioritária nas unidades, a partir das 10 horas desta quarta (25). Em volume ainda insuficiente, essa nova remessa suprirá somente a demanda desta quarta-feira.

Na manhã desta terça, as vacinas já estavam esgotadas em todos os 20 postos da rede municipal de saúde disponíveis para a imunização. Para iniciar a campanha nesta segunda (23), a Secretaria Municipal de Saúde já havia recebido do Estado 15 mil doses para esta primeira etapa da campanha. A quantidade foi insuficiente já que o público-alvo nesta fase são de 37 mil pessoas, ou seja, o Município recebeu 40% a menos do que deveria.

Sobre a regularização, a Prefeitura logo entrou em contato com a Secretaria Estadual da Saúde, para o envio de novas remessas, para suprir a necessidade da demanda nesta fase, já que a previsão dada anteriormente, era de que novos lotes chegassem entre esta quinta (26) e sexta-feira (27), porém não há definição de quantas vacinas serão encaminhadas ao Município.

Por isso, a Secretaria pede que a população aguarde a chegada de novos lotes e que respeitem as datas conforme grupos prioritários. Reitera, ainda, que vem realizando todos os esforços no sentido de obter as vacinas e pede a colaboração da população, já que o desabastecimento é um problema nacional que todos os municípios enfrentam há algum tempo. Novas informações serão divulgadas assim que forem definidas.

Campanha e drive thru

De modo geral, a expectativa é de que 103.605 pessoas sejam imunizadas. A campanha prossegue até o dia 22 de maio, sendo o dia 9 de maio, o Dia D de mobilização nacional contra a doença.

No total, são 20 postos, entre unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafa) disponíveis à população. A partir desta quarta-feira (25), o Centro de Referência em Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia (CROOF), na Avenida Leomil, 518, Centro) será mais um posto de vacinação, e a Cidade totalizará 21 unidades. Todas as unidades funcionarão das 10 às 17 horas.

Para o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura implantou no último dia 23, o sistema drive thru em todos os postos, para atender a população. Sendo assim, as equipes de saúde ordenam a fila, respeitando dois metros de distância entre um carro e outro, com aplicação da dose feita dentro do próprio veículo.

Por isso, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) nesta primeira etapa, é que os idosos, (que integram grupo de risco com relação ao novo Coronavírus), tenham prioridade de atendimento de acordo com a idade. Seja por drive thru ou presencial nas unidades, a imunização já vem sendo feita da seguinte forma: primeiro aqueles com mais de 80 anos, e na sequência, idosos de 70 a 80 anos, e depois com acima de 60 anos.

Confira o cronograma para vacinação:

1ª etapa – a partir de segunda-feira (23): pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde
2ª etapa – a partir de 16 de abril: professores, profissionais de força de segurança e salvamento e doentes crônicos
3ª etapa – a partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, funcionários do sistema prisional e adolescente em medidas socioeducativas

Segue a lista das unidades para campanha incluindo dia “D”:

Usafa Vila Áurea

Usafa Jardim Brasil
Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/n

Avenida Leomil, 518, Centro

UBS Prainha (somente no Dia “D” 09/05)
Rua Nova, 170 em Vicente de Carvalho