Cerimônia de qualificação do Programa Município Verde Azul aconteceu no último dia 5, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo


Devido às ações de gestão ambiental realizadas no ano de 2019, Guarujá se qualificou para o recebimento da certificação do Programa Município Verde Azul, concedida pelo Governo do Estado de São Paulo. A cerimônia ocorreu no último dia 5, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.


O programa, lançado em 2007, tem como objetivo medir a eficiência da gestão ambiental em cidades paulistas. Os temas que abrangem as diretrizes ambientais locais são Biodiversidade, Estrutura e Educação Ambiental, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos e Cidade Sustentável.


Com a certificação, Guarujá ganhará maior representatividade diante do Governo Estadual e do Ministério do Meio Ambiente, qualificando-se como uma cidade que respeita as políticas de proteção ambiental e os critérios de sustentabilidade.


Na certificação do Programa Município Verde Azul, as cidades são avaliadas através do Índice de Avaliação Ambiental (IAA) e depois são colocadas em um ranking. Os municípios que obtêm pontuação acima da média possuem maiores chances de receber verbas do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).