Expectativa é de que centenas de participantes estejam no evento, que já se tornou tradicional no Município

Com objetivo de apresentar e valorizar a cultura do povo cigano, a 22ª Grande Festa Cigana acontecerá neste sábado (18), às 18 horas, na Escola Municipal Dirce Valério Gracia (Avenida Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba). Realizado pela Tsara Gitana Cléo, com apoio da Prefeitura de Guarujá.

A Festa integra o Calendário Oficial de Guarujá. Anualmente, o evento recepciona mais de 500 participantes. Neste ano, a organização espera receber ainda mais pessoas.

Ritual do Fogo

Entre as marcas do evento, é realizada a celebração do ‘ritual do fogo’, também conhecido como ‘ritual da fogueira cigana’, em homenagem à Santa Sara, considerada padroeira do povo cigano. O rito utiliza pão, sal e vinho, pedindo as bênçãos da padroeira.

Interessados podem participar do evento, bastando comparecer ao local. É opcional a doação de um quilo de alimento não perecível, em que o total arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá. Ele dá direito ao ponche e fruta que serão distribuídos no evento.