Curso capacitou cerca de 10 agentes na Base do Samu Guarujá

A Prefeitura de Guarujá, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizou treinamento de primeiros socorros com 10 agentes da Defesa Civil. Conteúdos teóricos foram unidos à prática. A oportunidade aconteceu na última quinta-feira (23), na Base do Samu, e foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon).

O curso foi um pedido de membros da Defesa Civil de Guarujá, que ao se deparar com situações críticas em regiões de vulnerabilidade e com riscos de deslizamento, precisavam ter conhecimentos básicos em primeiros socorros para salvarem mais vidas.

No treinamento, os temas abordados foram segurança de cena, cinemática do trauma, engasgo de adultos e crianças, convulsão, síncope, parada cardiorrespiratória adulta e infantil, uso do desfibrilador externo automático e atendimentos a vítimas de traumas.

A coordenadora do Samu, Ana Paula Mormitto, destacou que o treinamento é necessário aos profissionais da Defesa Civil. “Eles estão em locais de grande vulnerabilidade e podendo encontrar vítimas. O treinamento é para que eles saibam como chamar o Samu e executar os primeiros socorros enquanto a viatura chega”.

Experiência enriquecedora

Já para Márcio Pereira de Oliveira, que é condutor da viatura da Defesa Civil, o treinamento foi importante para o enriquecimento dos agentes, que prestam serviços à população. “Lidamos com pessoas machucadas e que, muitas vezes, necessitam de ajuda rápida. O curso serve para o nosso enriquecimento profissional. A prática vem no dia a dia, mas exercitarmos no boneco e é importante para a preparação”, analisou.