Eleições aconteceram na última semana em oito unidades; resultados foram divulgados na edição do Diário Oficial de última terça-feira (21)

Incentivando o surgimento de novas lideranças, oito escolas municipais de Guarujá elegeram os Grêmios Estudantis. No decorrer da última semana, 2.946 alunos exerceram o poder do voto e definiram, entre 18 chapas, seus novos representantes. A iniciativa ‘Projeto Grêmio nas Escolas’ é da Prefeitura, por meio das secretarias de Cidadania e Direitos Humanos (Sedhuci) e Educação (Seduc), em conjunto com o Conselho Municipal da Juventude (CMJ).

O número de oito unidades municipais de ensino significa o dobro de escolas mobilizadas em relação a 2023, em que quatro escolas aplicaram a ação democrática estudantil. As unidades desse ano foram: 1º de Maio, Benedicta Blac Gonzalez, Doutor Gladston Jafet, Professor Benedito Cláudio da Silva, Professora Ivonete da Silva Câmara, Professora Lúcia Flora dos Santos, Professora Maria Aparecida Ramos Camargo e Vereador Ary da Silva Souza.

Para chegar à semana de eleições, as oito unidades municipais de ensino iniciaram o processo eleitoral no começo de abril, com reuniões entre a coordenação das escolas, Sedhuci, Seduc e CMJ. “Logo depois, realizamos encontro com os alunos, que participaram do processo de criação das chapas, até chegarmos às eleições. Com isso, esperamos fazer a cerimônia de posse na primeira quinzena de junho”, explicou o secretário do CMJ, Richard Coqueiro.

Alunos reconhecem aprendizado democrático

Aluna da E.M Professora Lucia Flora dos Santos, Ester Silva é diretora de eventos da Chapa Chapei, que foi reeleita. Ela salientou que, tanto quanto votar, exercer seu cargo com excelência é de suma importância. “Podemos acompanhar o nosso próprio trabalho, que fazemos junto à escola, observando nosso desenvolvimento. A experiência de contribuir com o ambiente escolar é muito legal”, contou.

Já a aluna do sexto ano, Julia Silva Bastos, frisou que o processo contribuiu para o aprendizado sobre o poder do voto. “Participamos de oficinas sobre democracia e entendemos como é importante a nossa participação”, afirmou.

Chapas eleitas

A Comissão de Planejamento do Projeto dos Grêmios Estudantis nas Escolas Municipais do CMJ divulgou o resultado das eleições na edição do Diário Oficial do Município desta terça-feira (21), pelo edital 004/2024. Confira:

E.M. 1º de Maio - Chapa Elite

E.M. Benedicta Blac Gonzalez - Chapa Garra Jovem