São 26 jovens com idade entre 14 e 18 anos, que terão uma experiência em regiões costeiras e de águas abrigadas

Em Guarujá, 26 adolescentes navegarão pela primeira vez em regiões costeiras e de águas abrigadas, nesta quarta-feira (22). A programação começa às 09h30, no Iate Clube (Rua Funchal, 1.140 – Vila Funchal) e faz parte da última aula prática do curso preparatório gratuito de Jovem Aprendiz de Marinheiro (JAM).  O projeto inédito é apoiado pela Prefeitura e idealizado pela Associação dos Aquaviários, Marinheiros Profissionais de Esporte e Recreio e Pescadores Artesanais do Estado de São Paulo (AMMPESP).

São previstas três atividades simuladas: instrução de navegação, abandono de embarcação e flutuação. A estimativa é que o módulo completo tenha duração de aproximadamente três horas, com o suporte de 11 embarcações, entre lanchas e botes. A operação será acompanha pela Polícia Ambiental Marítima.

Ao todo, seis jovens da turma são estudantes da rede municipal de ensino, matriculados nas Escolas Dr. Gladston Jafet (Vila Lygia) e Lucimara de Jesus Vicente (Santa Rosa). Eles estão no Ensino Fundamental 2 e integram o público-alvo com idade entre 14 e 18 anos.

O idealizador e coordenador do curso, Luiz Brites, explica que a formação é a concretização de um antigo sonho. “Já são mais de 20 anos buscando recursos para desenvolver o projeto social voltado aos jovens que desejam ingressar na profissão. Guarujá é referência no mercado náutico e precisa de mão de obra qualificada. É um grande ganho para toda a comunidade”, comemora.

Campo de atuação

Um Jovem Aprendiz de Marinheiro é apto para atuar em embarcações de esporte e recreio à vela e a motor, auxiliando o comandante em diversas frentes. Isso inclui gestão de bordo, manobras, conservação e limpeza, inspeções técnicas, atenção aos passageiros e suas cargas, bem como procedimentos de segurança e comunicação.

Etapas de formação

A primeira edição desta capacitação para o mercado náutico começou no último mês de março e tem solenidade de formatura agendada para o próximo sábado (25), às 10 horas, na Escola Municipal Dr. Gladston Jafet.  Na oportunidade, os aprendizes garantirão o tão sonhado certificado de conclusão de curso ao lado de professores, familiares e amigos.

A iniciativa tem parceria direta com a Secretaria de Educação de Guarujá (Seduc) e o Iate Clube. Durante a qualificação, que soma uma carga de 88 horas, os jovens têm acesso a 11 oficinas, entre aulas teóricas e práticas.

O secretário de Educação de Guarujá parabeniza a dedicação e comprometimento dos envolvidos no curso preparatório. “Espero que todos alcancem seus objetivos na área, buscando sempre novas qualificações para se destacar no mercado de trabalho. Os idealizadores e parceiros podem seguir contando conosco para novas edições”, finaliza.