Iniciativa vai acontecer no CROOF, a partir das 8 horas, em crianças que já contam com encaminhamento médico

A Prefeitura de Guarujá realiza, neste sábado (11), novo mutirão de oftalmologia. A ação vai acontecer, a partir das 8 horas, no Centro de Referência em Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia (CROOF), que fica na Avenida Leomil, 518, Centro. Com esse, chegará a 500 o número de pessoas já beneficiadas e cinco mutirões realizados desde 2017.

Neste dia 11, um total de 100 crianças vai passar por consulta oftalmológica, que visa verificar a acuidade visual de cada uma delas, avaliando assim, a necessidade do uso de óculos. A ação deste sábado será o segundo mutirão envolvendo crianças.

Em média, por mutirão, são atendidas 100 pacientes, inclusive, adultos. Os pacientes a serem atendidos nos mutirões já foram comunicados pela Sesau e possuem encaminhamentos da rede municipal de saúde.

Segundo a coordenadora de Unidade de Especialidades da Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá, o objetivo do mutirão é otimizar ainda mais a fila de espera. “Esta é uma iniciativa que tem dado muito certo. E no caso das crianças, especificamente, a nossa preocupação é que elas iniciem o período escolar já com óculos, caso seja necessário”.

Novos equipamentos aprimoram atendimento oftalmológico - Ao final de agosto do ano passado, o CROOF ganhou 11 equipamentos oftalmológicos, modernizando e aprimorando ainda mais o atendimento no local. Todos os itens foram adquiridos por meio de emenda impositiva federal, no valor de cerca de R$ 130 mil.

Os equipamentos já prestam atendimento à população garantindo mais agilidade, de modo que permitiu a instalação de dois consultórios no CROOF. O recurso ajudou a Prefeitura na aquisição de cadeira, coluna e projetor oftalmológico, lâmpada de fenda, refrator com ceratrômetro, refrator de greens, retinoscópio, audiômetro, imitanciômetro, tonômetro e lensômetro.. Os itens permitem a visão ampliada, observação do fundo do olho de forma direta e rápida, medição da pressão intraocular e da curvatura corneana, entre outros aspectos.