Encontro aconteceu na Casa da Mãe Katita e proporcionou reflexão sobre o tema, com participantes do poder público e sociedade civil]

A luta contra a discriminação racial é pauta constante em Guarujá. Na última sexta-feira (17), foi realizado um encontro na Casa da Mãe Katita, um dos terreiros mais antigos do Município. A ocasião gerou debates e reflexões do poder público, em conjunto à sociedade civil, para abordar o 13 de Maio, data que marca o Dia Nacional de Combate e Denúncia Contra o Racismo e a vitória do movimento abolicionista e do parlamento brasileiro.

O 13 de maio também marca o Dia de Preto Velho. Dentro da liturgia religiosa da umbanda, as pretas e pretos velhos são espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos, majoritariamente escravizados.

Entre os temas debatidos, estavam as conquistas da sociedade, pelas leis que protegem a comunidade negra. Intolerância religiosa e discriminação racial também estavam entre os tópicos. Com grande representatividade na Cidade, membros do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra participaram ativamente do encontro.

Podcast

No dia 13 de maio, a Prefeitura de Guarujá transmitiu ao vivo no canal do YouTube, um podcast especial sobre o 13 de maio. Conduzido pelo gestor de programa de Políticas Públicas da Igualdade Étnica, Racial e Inter-religiosa da Prefeitura, Carlos Eugênio, o foco do programa foi abordar o ’14 de maio’, ou seja, as evoluções ocorridas após a abolição da escravatura, principalmente em Guarujá. O episódio pode ser assistido pelo link https://www.youtube.com/watch?v=84Wbdf73u3I.