Município realizou a primeira edição do evento na última semana

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) aliviam os desconfortos físicos causados pela esclerose múltipla e fibromialgia na dentista aposentada Rosana Marques Thomaz. Residente de Ourinhos, interior do Estado, ela estava em Guarujá visitando a irmã, que a levou à 1ª Feira de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. O evento aconteceu na última terça-feira (28), na Praça dos Expedicionários – Praia de Pitangueiras, por iniciativa da Prefeitura em parceira com a Associação Saber Viver.

“Sinto dores constantes e as terapias me ajudam com isso, além de diminuir a quantidade de medicamentos necessários e os danos que eles geram em meu organismo”, comenta Rosana. A aposentada conta ainda que participou de todas as terapias disponíveis, que estavam separadas por tendas.

A turista se envolveu nas atividades de quick massage, alinhamento energético, reiki, yoga e práticas envolvendo óleos essenciais, arte, cores, música, flores e plantas medicinais. Ela ainda agradeceu o “incentivo a hábitos saudáveis e atenção à saúde física e mental”, finalizou.

A coordenadora técnica de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Joelma Marques, explica que a ação integra o Projeto Espaço PICS Itinerante e as terapias complementares servem para “tratar o ser humano de uma forma completa, focando na saúde física e sem deixar a questão mental de lado”, esclareceu a coordenadora.

Já a terapeuta da Associação Saber Viver, Rosângela Leduino, especializada em reiki, cromoterapia e auriculoterapia, relata que a melhor parte do seu trabalho é poder ajudar as pessoas com esses desconfortos diários. “É muito legal quando os pacientes vêm nos agradecer por melhorar sua qualidade de vida”, comentou.

Projeto Espaço PICS Itinerante

O Projeto Espaço PICS Itinerante acontece diariamente em tendas instaladas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). A iniciativa garante cerca 8.400 atendimentos por ano, que vão além da medicina tradicional, focando também na saúde mental e no cuidado físico.

As tendas com PICS ficam disponíveis gratuitamente para pacientes e funcionários de segunda a sexta-feira. A iniciativa é viabilizada pela Prefeitura de Guarujá, a partir de um termo de fomento entre a Secretaria Municipal de Saúde e Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Saber Viver levar, com repasse anual de aproximadamente R$ 530 mil.

Confira a programação dos próximos dias:

Terça-feira (4) – Usafa Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25), das 8 às 12 horas;

Quarta-feira (5) – Usafa Vila Edna (Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/n), das 8 às 12 horas e Usafa Vila Zilda (Rua Paulo Agostinho da Silva, s/n), das 13 às 17 horas;

Quinta-feira (6) – Usafa Las Palmas (Rua José Alves de Oliveira), das 8 às 12 horas;

Sexta-feira (7) – UBS Morrinhos (Praça do Comércio, s/n), das 8 às 12 horas;

Segunda-feira (10) – Usafa Jardim Boa Esperança (Avenida Adriano Dias dos Santos, 533), das 8 às 12 horas