Evento reuniu ciganos e admiradores, e atendeu por mais um ano consecutivo as expectativas dos munícipes

A 22ª edição da Grande Festa Cigana correspondeu às expectativas de todos os participantes, em Guarujá. Realizada na Escola Municipal Dirce Valério Gracia pela cigana guarujaense Tsara Gitana Cléo, com apoio da Prefeitura, o evento recepcionou 655 ciganos e admiradores de sua cultura. A iniciativa faz parte do Calendário Oficial da Cidade, instituída pela Lei Municipal 4144/2014.

A Festa causou admiração a todos. Os participantes receberam a bênção com a purificação da água. Logo em seguida, foi feita a ritualística do fogo, com direito a caldeirão, para banir todas as negatividades e trazer a força da alegria e espiritualidade.

Representando a força do povo cigano, um cavalo participou da festividade. Ele é o símbolo das viagens da comunidade cigana, de lugar em lugar, por meio das estradas. Por fim, foram feitas as danças, fogueira e demais apresentações. Todos também puderam desfrutar de ponche e frutas, tudo de graça.

Tsara Gitana Cléo não escondeu a emoção de mais uma edição de sucesso. “Foi maravilhoso. Todo mundo, desde os expositores, os que foram trabalhar, se divertir, saiu de lá feliz, satisfeito. Esperamos também ter quebrado paradigmas quanto à cultura cigana, que não tem nada a ver com religião. É um povo que não se apega a bens materiais ou riquezas. É um povo que abandona seus castelos e segue suas estradas, acampam em tendas simples”, declarou.

Para entrada no evento, os participantes colaboraram com a doação de 1 kg de alimento não perecível. Ao todo, foi arrecadado mais de 500 kg de alimentos, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.