Cerimônias começaram na terça-feira (4) e vão até 14 de junho

As oito escolas municipais de Guarujá que aderiram ao ‘Projeto Grêmio nas Escolas’ em 2024 já estão empossando as chapas vencedoras. Desde a última terça-feira (4), os eleitos estão tomando posse em cada unidade municipal de ensino, que vão até 14 de junho. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci) e Educação (Seduc), em parceria com o Conselho Municipal da Juventude (CMJ).

A primeira escola a dar posse à chapa vencedora foi a E.M Professor Benedito Cláudio da Silva. Na manhã de terça-feira (4), os alunos desceram as escadas da unidade e se reuniram no térreo para o auge do processo da democracia juvenil. Foram quatro chapas concorrentes, em que 655 alunos do Ensino Fundamental 2 elegeram a Chapa Liderança de Elite.

A presidente da chapa vencedora, Alice Antunes, do 9º ano, explicou que o anseio pela área democrática vem de família. “Meu irmão é presidente de Grêmio Estudantil em uma Escola Estadual, foi daí que surgiu meu interesse”, afirmou. “Quanto ao processo eleitoral, conversamos com bastante alunos, apresentamos nossas ideias, pedimos a confiança e deu certo”, finalizou.

A vice-diretora da unidade, Patrícia Soares, salientou a importância do trabalho dos alunos junto à equipe gestora. “Conversamos muito com eles sobre o que a escola precisa em diversos aspectos, tudo sob o olhar deles. Trouxemos à tona quais as necessidades dos alunos para termos uma escola ainda melhor, que colabore no desenvolvimento deles para que, no futuro, sejam grandes profissionais nas áreas que escolherem”, frisou.

No primeiro semestre deste ano, são oito escolas municipais que aderiram ao ‘Projeto Grêmio nas Escolas’, o dobro de 2023. O objetivo da Sedhuci, Seduc e CMJ é trabalhar nas unidades restantes ainda no segundo semestre deste ano. O crescimento da democracia juvenil em Guarujá coloca o Município ainda mais no rumo do surgimento de novas lideranças, desenvolvimento da cidadania e cuidado pela escola.

Além do Benedito Cláudio da Silva, o grêmio da E.M. Professora Lúcia Flora (Jardim Progresso) já tomou posse. O cronograma segue na próxima semana:

• Terça-feira (11), às 10 horas: E.M. Professora Maria Aparecida Ramos Camargo;

•  Terça-feira (11), às 14 horas: E.M. Doutor Gladston Jafet;

• Quarta-feira (12), às 10 horas: E.M. Professora Ivonete da Silva Câmara;

• Quinta-feira (13), às 16h30: E.M. 1º de Maio;

• Sexta-feira (14), às 7h30: E.M. Vereador Ary da Silva Souza;

• Sexta-feira (14), às 10 horas: E.M. Benedicta Blac Gonzalez.