Prefeitura e empresa de consultoria ambiental contratada compilam contribuições da sociedade civil para submeter documento a Conselho Gestor

Com a conclusão da segunda rodada de oficinas de revisão do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu, que reuniu 32 pessoas nos últimos dias 14 e 15, a Prefeitura de Guarujá avança para uma nova fase. Trata-se da análise do compilado de sugestões recebidas da sociedade civil, um processo executado entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam) e uma empresa de consultoria ambiental contratada.

A Semam destaca que, a cada cinco anos, o plano de manejo precisa ser atualizado pela Administração Municipal. Por isso, desde o último mês de março, o Município convoca a participação popular de representantes de instituições e atores que moram, trabalham, empreendem e possuem relação com a APA.

Há três questões em foco: manutenção de recursos, revisão de traçado e do zoneamento, além de valores fundamentais para a APA Serra do Guararu. Os participantes propuseram estratégias de controle de espécies exóticas na fauna e flora, novos regramentos municipais, investimentos em turismo ecológico, campanhas de educação ambiental, soluções em recuperação de manguezal e de nascentes, criação de um comitê para discutir ações de proteção ao patrimônio histórico, cultural e arqueológico, entre outras medidas.

A estimativa é que o documento com as contribuições recebidas seja adequado até o próximo mês de junho e encaminhado ao grupo de trabalho. Posteriormente, o plano revisado será submetido ao Conselho Gestor da APA Serra do Guararu, que o avaliará para aprovação. O mesmo precisará, ainda, ser referendado pelo Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente (Condema), para só então ser formalizado em decreto municipal.