Ao todo, 20 postos de saúde estarão disponíveis para atender crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, das 8 às 16 horas

A partir da próxima quarta-feira (5), a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), começará a aplicar a nova vacina contra a Covid-19: a monovalente Spikevax, do fabricante Moderna, na população. Poderão receber a dose crianças a partir dos 6 meses até 4 anos e 11 meses.

Ao todo, Guarujá tem 20 postos disponíveis (confira os postos abaixo) na rede municipal de saúde, entre unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafas). Os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. A população deve comparecer levando carteira de vacinação, Cartão SUS e documento com foto.

A estimativa da Prefeitura é de vacinar 17.334 crianças dentro do público-alvo. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de que os municípios devem vacinar 90% da população. Para a ampliação do público a ser imunizado, o Município depende das orientações do Ministério Saúde. As doses da Spikevax chegaram ao Município nesta semana e estão sendo distribuídos nas unidades.

Pela primeira vez a vacina é utilizada no Brasil, após ter sido aprovada e registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Segundo a Agência, o novo imunizante protege contra a variante XBB 1.5, popularmente conhecido como Kraken, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vacinação contra Influenza continua até durarem os estoques

Guarujá vai continuar imunizando a população contra a Influenza enquanto possuir doses da vacina na rede municipal de saúde. A Campanha de Vacinação, que na Cidade encerraria nesta quarta-feira (29) – em virtude do feriado de Corpus Christi, dia 30, e do ponto facultativo na sexta-feira (31) – poderá ser prorrogada a partir do recebimento de novas remessas. Desde o início da campanha (em 25 de março) até agora, a Cidade já aplicou mais de 40 mil doses da vacina. O volume representa uma cobertura vacinal de 35%. A imunização foi liberada para todos os públicos no dia 3 de maio.

Confira os postos disponíveis:

1. UBS Vila Baiana (Rua Vereador Orlando Falcão, 172)

2. Usafa Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114)

3. UBS Pernambuco (Rua Samambaia, s/n)

4. U.S. Santa Rosa (Avenida Manoel da Cruz Michael, 387)

5. Usafa Vila Edna (Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/n)

6. Usafa Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1.070)

7. Usafa Perequê (Rua Rio Branco, 235)

8. Usafa Santa Cruz dos Navegantes (Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/n)

9. Usafa Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25)

10. Usafa Las Palmas (Rua José Alves de Oliveira, s/n)

11. Usafa Doutor David Capistrano (Rua Paulo Agostinho da Silva, s/n)