Reforço havia sido anunciado pelo prefeito na semana do 20º aniversário da GCM, em outubro do ano passado

A Prefeitura de Guarujá convocou mais 31 candidatos aprovados no concurso público edital nº001/2018 da Guarda Civil Municipal (GCM), para curso de formação e treinamento. A lista foi divulgada no Diário Oficia do Município do último sábado (18). O reforço foi anunciado pelo prefeito de Guarujá, na semana do 20º aniversário da GCM, em outubro do ano passado.

De acordo com o edital, os candidatos precisam se apresentar nesta quarta-feira (22), às 9 horas, na Sede da Guarda Civil de Guarujá (Rua Carlos Nering, 405 – Jardim Helena Maria).

Em fevereiro, os novos guardas vão passar por curso teórico e prático de 600 horas, com duração de 90 dias. A formação atende ao Decreto 8372/08, que instituiu o regulamento do Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física de Guardas Civis Municipais.

O conteúdo programático tem base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) - órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Já as disciplinas e assuntos abordados são diversificados, e tem por finalidade oferecer ao profissional uma visão ampliada, sistêmica e interdisciplinar de segurança pública. As atividades envolvem aulas expositivas, debates, dinâmicas, atividades práticas, simulados, entre outras ações.

O curso será ministrado por instrutores da própria corporação, além de autoridades e profissionais de destaque na área de Segurança Pública.

“Uma conquista que reflete o investimento em segurança e valorização da Guarda Civil Municipal. O reforço do efetivo possibilita a ampliação das ações da GCM e, por conseqüência, garante a segurança de munícipes e também de turistas que freqüentam a Cidade o ano todo”, afirmou o diretor GCM.

GCM

A Guarda Civil Municipal de Guarujá foi instituída em 26 de outubro de 1999 e conta com efetivo de 307 agentes. Desses, 23 aprovados no último concurso, após 10 anos de espera.

Os GCMs têm como missão a proteção dos bens, serviços, instalações e prédios públicos municipais. Além disso, realizam patrulhamento preventivo e ostensivo em toda a Cidade, abrangendo áreas comerciais e pontos turísticos.

Eles atuam no atendimento a denúncias relacionadas a danos ambientais, resgate de animais, fiscalização de trânsito, lazer náutico, perturbação de sossego, atendimentos e apoio às vitimas assistidas pelo Programa Guardiã Maria da Penha, entre outros.

Estrutura

Além da ampliação do efetivo, a Guarda Municipal regulamentou o uso de arma de fogo, pelo Decreto 12.381/2017. Atualmente, a Cidade conta com 140 GCMs habilitados.  Outro investimento foi a renovação da frota de veículos. Desde 2017, já foram entregues 24 novas viaturas.