Com objetivo de ampliar o fomento ao setor turístico no Município e garantir o acesso à informação, Guarujá divulgará um Censo Hoteleiro inédito, nesta segunda-feira (11). Trata-se do primeiro estudo voltado exclusivamente ao segmento, com objetivo de quantificar e identificar os meios de hospedagens existentes na Cidade. O levantamento será apresentado durante o 2º Encontro Embaixadores do Turismo Responsável, às 15 horas, no Casa Grande Hotel Resort & Spa (Avenida Miguel Stéfno, 1.001 - Enseada).

A iniciativa é do Visite Guarujá - Convention & Visitors Bureau e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Os dados incluem o quantitativo de equipamentos hoteleiros, incluindo número de leitos de hospedagem e sua distribuição por região e bairro, empregabilidade, acessibilidade, espaço pet friendly, além de serviços como alimentação, tipos de acomodação, entre outros.

O mapeamento foi realizado entre os meses de março, abril e maio e também registrou o percentual de empreendimentos ativos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

O presidente do Visite Guarujá, Lourival De Pieri, explica que a colaboração do trade foi fundamental para o sucesso da ação. “O princípio desse estudo foi atualizar e otimizar demandas, com foco em auxiliar no aumento da taxa média de ocupação da rede hoteleira, o que impacta diretamente na geração de mais emprego e renda para a população durante o ano todo”, explicou.

Já o secretário de Turismo de Guarujá, ressalta que esse é o primeiro levantamento realizado em um município da Baixada Santista. “Esse recenseamento é inédito na Região. E com os dados dos estabelecimentos atualizados, seremos capazes de desenvolver políticas públicas direcionadas e cada vez mais assertivas para o crescimento do setor”, ponderou.

Como participar do evento?

Para participar do evento é necessário preencher o formulário disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5u91OZFsmddfdDtnRmLAWc_83I5iJjoHBDoyigTsK3xClzA/viewform?usp=sf_link.