Programação começa na segunda-feira (27) para 26 mil estudantes; no Dia do Desafio, a Praça Horácio Lafer terá 8 horas de atividades

Na Semana Mundial do Brincar, que este ano acontece de 25 de maio a 2 de junho, a Prefeitura de Guarujá envolve mais de 26 mil estudantes em diversas atividades lúdicas. O Município promove, a partir de segunda-feira (27), uma programação de incentivo à cultura da infância a toda comunidade escolar. O ponto alto será na quarta (29), no Dia do Desafio, com um circuito de oito horas com gincanas, dança e músicas na Praça Horácio Lafer (Praia da Enseada).

O tema da Semana é “Vem pra roda – No ritmo do Brincar”. A proposta é estimular atividades coletivas e junto às famílias. As unidades de ensino desenvolverão brincadeiras internas e externas com foco no fortalecimento de vínculos e criatividade. São previstas, ainda, rodas de conversa para sensibilizar sobre a importância da prática para o crescimento saudável.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) destaca que a mobilização se concentrará nos Núcleos de Educação Infantil Municipais (Neims) e Conveniados (Neics), de Ensino Infantil (Emeis) e Fundamental I (1º ao 5º ano).

Dia do Desafio

O ponto alto da programação será na quarta-feira (29), das 8 às 16 horas, n o Dia do Desafio. A Seduc transformará a Praça Horácio Lafer em um circuito com gincanas, danças, músicas e oficinas gratuitas para todas as idades.

Haverá aulões de ritmos com os professores Ewerson Pimentel, Eraldo Nogueira e Michel Felipe, além do Grupo Conexão Bahia. São previstas apresentações de dança do Núcleo Artístico Alegro, Ballet Mônica Andrade, The Kings dance Company, Grupo Black Cia e cover do Michael Jackson pelo artista Rogério Reis. O mascote Guarujito e o Palhaço Xixi marcarão presença.

Diversas tendas terão serviços de cidadania e informações de utilidade pública. Entre os parceiros estão o projeto Tomba Lata, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Colégio e Faculdade Marquês de Olinda, Escola de idiomas CNA e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A academia Tri Caravelas e o grupo Diana Reis realizarão rodas de capoeira. Outras habilidades, como a concentração, serão trabalhadas na oficina de tsuru, ministrada pelo artista Ricardo Amorim para ensinar dobradura de papéis que ajudam no alívio de estresse, coordenação motora e raciocínio lógico.

A mobilização será abrilhantada pela banda de fanfarra da Escola Doutor Gladston Jafet (Vila Lygia). A organização do evento conta com o apoio das secretarias municipais de Defesa e Convivência Social (Sedecon), Esporte e Lazer (Sel), Cultura (Secult), Turismo (Setur) e Operações Urbanas (Seurb).

“Se Joga no Desafio!”

Já na rede municipal de ensino, na quarta (29), os estudantes de todos os níveis realizarão atividades recreativas e esportivas sob o tema da campanha “Se Joga no Desafio!”. Os tipos de ações e quantidade de alunos envolvidos serão registrados em um formulário on-line, disponibilizado pela Seduc.