Os munícipes com mais de 60 anos podem optar por aulas de dança, alongamento, ginástica funcional, ginástica cerebral e inclusão digital

A Prefeitura de Guarujá tem diversas atividades para os munícipes com mais de 60 anos. Os idosos contam com aulas de alongamento, dança e ginástica funcional, além de oficinas de canto, artesanato, teatro e inclusão digital. As atividades, que acontecem de segunda a sexta, entre 9 e 15h30, fazem parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e acontecem no Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati).

O Cati oferta também ginástica cerebral. A atividade é realizada durante as oficinas de memória e nos grupos reflexivos sobre envelhecimento e longevidade, criados para combater os tabus relacionados à melhor idade.

A chefe de Equipamentos do Cati, Norma Cristina Martoni Carramenha, afirma que essa é a principal função do Centro. “Aqui, asseguramos um lugar de prevenção ao isolamento social, promovemos o desenvolvimento de novas habilidades e refletimos sobre o envelhecimento ativo, saudável e autônomo, em busca de qualidade de vida”, comenta.

Biblioteca

O Centro ainda disponibiliza uma biblioteca para os munícipes. As ações no espaço iniciaram no Dia do Livro, no dia 18 de abril. Na biblioteca é possível consultar o Estatuto do Idoso em formato de história em quadrinho, além de audiobook do acervo. No espaço, acontecem rodas de leitura de poesia e cordéis.

Como se inscrever

Os interessados devem comparecer à sede do Cati, localizada na Rua Buenos Aires, 221 – Vila Maia. O idoso passa pela acolhida das assistentes sociais, que informam as modalidades e disponibilidade de vagas. Para a inscrição, é preciso apresentar a cópia de RG, comprovante de residência, atestado médico que comprove a possibilidade de realização de atividade física, comprovante de vacina e foto 3X4. Outras informações pelo telefone (13) 3384-1156.

Confira o cronograma das aulas:

Segunda-feira

9 horas – Alongamento