Ação acontece desde o último dia 7 e termina nesta sexta-feira (10); 29 profissionais começam a atuar nas ruas na segunda-feira (13)

A Prefeitura de Guarujá realiza nesta semana, um treinamento aos novos agentes de controle de endemias (ACE) e comunitários de saúde (ACS). A ação começou no último dia 7 e termina nesta sexta-feira (10), no auditório Dona Jane, da Unidade Complexa Willian Rocha (Jardim Boa Esperança).

No total participam 29 novos profissionais da rede municipal, que foram convocados entre dezembro de 2019 e janeiro deste ano, por meio de concurso público realizado no ano passado. Todos os agentes iniciam trabalho de campo já na próxima segunda (13). O prefeito de Guarujá e o secretário de Saúde deram as boas vindas aos novos profissionais no dia 7.

No treinamento, os profissionais contam, dentre outras, com palestras sobre financiamento em saúde; Sistema Único de Saúde (SUS); comunicação em saúde; abrangência de atuação das Diretorias de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica; aspectos básicos sobre a vigilância epidemiológica, sanitária e zoonoses e orientações da Coordenação Municipal das DST’s, Aids e Hepatites.

Na quarta-feira (8), por exemplo, a capacitação teve a presença de membros da comunidade Sítio Conceiçãozinha, além de oito agentes da Unidade de Vigilância em Zoonoses, principalmente, por conta das orientações recebidas acerca do trabalho de controle de pragas executado por toda a Cidade. Já sexta (10), representantes da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), órgão do Governo do Estado, também marcarão presença, onde vão falar sobre estudo de insetos (entomologia) e o controle do aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (Sesau) explica o objetivo da iniciativa. “Nosso intuito é prepará-los para o serviço, já que os profissionais iniciam vistorias de campo já na segunda (13). A capacitação também visa integrar esses agentes e assim aperfeiçoarmos os serviços de saúde”.