Evento é voltado a cooperativas e associações de reciclagem locais

A Prefeitura de Guarujá promove um workshop gratuito sobre gestão de resíduos para cooperativas e associações de reciclagem locais nesta terça-feira (4). O evento acontece das 9h30 às 12 horas, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarujá (Rua Quintino Bocaiúva, 521 – Centro). Para participar, não é necessário realizar inscrição. A programação integra o Mês do Meio Ambiente, celebrado anualmente em junho.

A agenda é organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), em parceria com a YouGreen, uma cooperativa de catadores que é referência na gestão integrada de resíduos do País e conduzirá o encontro. O grupo apresentará estratégias de seu plano de trabalho, com o objetivo de aprimorar a mão de obra dos agentes ambientais.

O encontro será baseado no fortalecimento de cinco pilares: equilíbrio financeiro, processamento de materiais, economia circular, tecnologia e capacitação profissional.  A meta é ampliar o acesso a ferramentas que gerem mais renda por meio da oferta de serviços especializados e estimular o aumento da capacidade de triagem e logística reversa dos recicláveis.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática, explica que a gestão integrada de resíduos fomenta a coleta seletiva e proporciona mais qualidade de vida àqueles que atuam diretamente com a reciclagem. “A nossa ideia é apresentar um modelo de sucesso no mercado, para ajudar no crescimento dos cooperados e associados. A YouGreen é referência na área e impulsionará o incentivo a novos investimentos em tecnologia, qualificação e parcerias”, destaca.