Para dinamizar o serviço de remoção, a Prefeitura entregou um novo pátio municipal com capacidade para dois mil veículos

Em 2019, foram recolhidos mais de 140 carros abandonados nas vias públicas de Guarujá e, para dinamizar serviços dessa natureza, o prefeito  entregou um novo Pátio Municipal, localizado na Rua João Silveira, 240 - Vila Lígia. A inauguração fez parte da programação em comemoração ao Dia de Santo, padroeiro da Cidade, lembrado no último dia 15.

A demanda de veículos abandonados é proveniente de autuações de trânsito do Estado e do Município e de fiscalizações realizadas pelas diretorias de Trânsito e de Transporte. O novo pátio receberá monitoramento 24 horas, além de contar com patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM).

Guarujá possui outros dois pátios municipais, que juntos recebem mensalmente cerca de 400 veículos. O Pátio Central (Avenida Santos Dumont, 70 - Santo Antônio), responsável por toda a parte administrativa que envolve entrada e saída de veículos, emissão de boletos, liberações, documentações entre outras atividades, e outro localizado na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que funciona somente como depósito. Os locais são administrados pela Diretoria de Trânsito, ligada à Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon).

Na cerimônia de inauguração, o diretor de Trânsito ressaltou que o atual governo encontrou muitas dificuldades referentes à remoção de veículos na Cidade, por isso a necessidade de um novo espaço para a recolha. “Com o novo local, que tem capacidade para dois mil carros, Guarujá entra para o rol das principais cidades do estado de São Paulo, com melhor gerenciamento de guarda e remoção de veículos”, comentou.

De acordo com o titular da Sedecon, houve muitas reclamações de moradores, a respeito do consumo de drogas no local. Era preciso dar uma destinação àquele terreno, que causava transtornos à população.

“Prezamos pela ordenação da Cidade. Não dá para ordenar o trânsito sem ter onde colocar os veículos abandonados”, ressaltou, frisando que o novo pátio foi viabilizado a custo zero para a prefeitura, na medida em que a empresa contratada para administrar o espaço arcou com as despesas para a implantação do local.

O prefeito complementou que os carros abandonados representam, ainda, um risco à saúde pública. “O direito de um termina quando começa o do outro. Estamos vivendo uma nova realidade quanto ao ordenamento da Cidade e isso inclui o trânsito. Carros abandonados acumulam água e sujeira, estimulando a proliferação de doenças”, disse.

Representando a comunidade da Vila Ligia, o pastor Mário Augusto, que mora no bairro há 15 anos, comemorou a chegada do novo equipamento. “Traz mais segurança e valoriza nossas casas. Todo mundo sai ganhando”, afirmou.

Fiscalização

A Diretoria de Trânsito realiza constantes fiscalizações e remoções de veículos abandonados das vias públicas. As recolhas ocorrem conforme o Decreto 4034/2013, que estabelece regras, como estar estacionado no local por mais de 30 dias ininterruptos; sem no mínimo uma placa de identificação obrigatória; em evidente estado de decomposição de sua carroceria e de suas partes removíveis, incluindo pelo menos dois pneus arriados, carroceria com evidentes sinais de colisão ou objeto de vandalismo ou depreciação voluntária, ainda que coberto com capa de material sintético.

A multa para o proprietário é calculada com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ou Código de Posturas do Município, que variam de acordo com a infração na qual o veículo se enquadra no ato da apreensão. Os veículos apreendidos são encaminhados ao pátio, permanecendo sob custódia administrativa até a sua liberação ou leilão. Denúncias e pedidos de remoção podem ser feitos pelo telefone (13) 3355-9897.