Município será o primeiro a formar turma de projeto pioneiro no País

Guarujá forma a primeira turma do curso preparatório Jovem Aprendiz de Marinheiro (JAM) neste sábado (25), às 10 horas. A solenidade acontece no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias Isabel Ortega de Souza (Avenida Manoel da Cruz Michael, 333 – Santa Rosa). A iniciativa gratuita é inédita no País, tem apoio da Prefeitura de Guarujá e foi idealizada pela Associação dos Aquaviários, Marinheiros Profissionais de Esporte e Recreio e Pescadores Artesanais do Estado de São Paulo (AMMPESP).

Ao todo, 26 meninos e meninas, com idade entre 14 e 18 anos, estão preparados para conquistar oportunidades de iniciação no mercado náutico. Uma das formandas é a estudante da Escola Municipal Dr. Gladston Jafet (Vila Lygia), Beatriz Vitória, de 14 anos, que navegou pela primeira vez como “braço direito” de marinheiro nesta semana, durante a aula prática que selou as 88 horas de capacitação. “Sonho em trabalhar no mar desde pequena, por conta dos meus pais, que são chefes de máquinas. Aprendi muito nos últimos meses e quero começar minha carreira pela gestão de bordo em lanchas”, destacou.

A experiência de instrução de navegação começou no Iate Clube, com destino à Praia do Sangava. Os jovens se dividiram em duas lanchas, acompanhados pela Polícia Ambiental Marítima. As atividades mais esperadas aconteceram no mar, com simulações de abandono de embarcação, flutuação e roda da vida.

Técnicas de sobrevivência

Neste módulo final, os aprendizes desatracaram as embarcações e recolheram as defensas e cabos, além de receber um reforço sobre a importância da disposição de coletes salva-vidas suficientes. Atualmente, o mercado dispõe de modelos do equipamento de segurança e a manutenção dos mesmos é crucial.

De modo geral, as orientações em casos de naufrágio incluíram técnicas determinantes para a sobrevivência. A primeira foi a ingestão e o acesso à água potável. Dependendo do porte físico e local da ocorrência, uma pessoa pode se manter até três dias com sede e três semanas sem comer. Salto canga, monitoramento da direção do vento, uso de roupas adequadas, sinalizadores e aspecto psicológico também foram discutidos.

Os professores solicitaram que os jovens pulassem na água em duplas. A meta era que as equipes cuidassem uma das outras, pois em uma situação de perigo esse é um protocolo determinante para garantir a proteção e a vida. Todos utilizaram colete salva-vidas e as simulações foram um sucesso.

Pioneiro no País

Pioneiro no País, o curso JAM tem aulas teóricas e práticas, que começaram em março. A iniciativa tem parceria direta com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e o Iate Clube, além de patrocinadores. Nesta primeira edição, seis aprendizes também estudam nas escolas municipais Doutor Gladston Jafet e Lucimara de Jesus Vicente, ambas no Santa Rosa.

Campo de atuação

Um Jovem Aprendiz de Marinheiro é apto para atuar em embarcações de esporte e recreio à vela e a motor, auxiliando o comandante em diversas frentes. Isso inclui gestão de bordo, manobras, conservação e limpeza, inspeções técnicas, atenção aos passageiros e suas cargas, bem como procedimentos de segurança e comunicação.