Cerca de 26 mil estudantes da rede municipal de ensino participam da Semana Mundial do Brincar

Mais de 26 estudantes da rede municipal de ensino de Guarujá estão entrando ‘na roda, no ritmo de brincar’, nesta Semana Mundial do Brincar, comemorada até domingo (2). Isso porque a Prefeitura envolve os alunos, além de seus pais e responsáveis, em uma programação voltada especialmente para a Educação Infantil e o Fundamental 1 (1° ao 5° ano).

A Escola Municipal Vicentina Lamas Do Valle, no Pae Cará, em Vicente de Carvalho, é uma das unidades que abre as portas para os seus 180 matriculados e familiares desde o último dia 27 até esta quarta-feira (29). Durante o período, as professoras e suas turmas participam de um leque de atividades por dia.

Há dança das cadeiras com imagens, corrida com caixas de papelão, estátua diferente, passa a corda, confecção de cordões, hora da música e brincadeira com materiais não estruturados. O desafio é que cada um use a imaginação e se divirta explorando os recursos à disposição.

Na terça-feira (28), a agenda teve cantigas de roda, amarelinha, corre cotia, passa anel, batata quente e outras brincadeiras históricas. A mãe da pequena Esther, Karina Santos Estevam, marcou presença e disse que foi uma oportunidade de “voltar no tempo” com as crianças. “Eles crescem rápido, precisamos aproveitar cada segundo dessa primeira infância. Gostei muito da nossa manhã porque num mundo tão conectado à internet, faz toda a diferença estimularmos brincadeiras fora das telas”, destacou.

Quem também fez questão de ir brincar com o filho na escola foi Andressa de Oliveira, mãe do garotinho Hicaro. Para ela, momentos como esse são lembrados para o resto da vida. “Quando recebi o convite, não pensei duas vezes para vir participar. Sempre que eu puder, o acompanharei”, reforçou.

Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa do movimento Aliança pela Infância que está na 15ª edição e promove um chamado coletivo para a valorização do brincar, fundamental para o desenvolvimento das crianças e a criação de oportunidades. Guarujá desenvolve o evento com base no Decreto 4.314/2016, que institui a Semana Municipal do Brincar.