Intervenções foram realizadas para evitar novos deslizamentos no local; Prefeitura de Guarujá investiu R$ 12,1 milhões de recursos municipais

Já está totalmente finalizada a obra de contenção das encostas do Morro Barreira do João Guarda, em Guarujá. A intervenção é uma das mais significativas da Cidade em áreas de risco, com a finalidade de prevenir novos deslizamentos, numa área que foi fortemente atingida pela tempestade de março de 2020.

Daqui a três meses, a expectativa é de que o Morro Barreira do João Guarda esteja coberto por uma nova vegetação. Por meio de uma tela de fio de coco, foram colocadas sementes que logo se tornarão um gramado verde.

O repasse para a realização desta obra foi de R$ 21.613.994,46, feito pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), do Governo Estadual. Outros R$ 12.151.237,24 são oriundos de recursos municipais, totalizando o investimento superior a R$ 33,7 milhões nesta obra.

A intervenção incluiu nova galeria de drenagem pré-moldada, microdrenagem no último quarteirão da Avenida Atlântica, guias, sarjetas e bocas de lobo. Também foram realizados os serviços de macrodrenagem, que são as galerias e o canal no entorno do morro.

Para o secretário municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra), as intervenções são altamente estratégicas. “Utilizamos modernas e ousadas técnicas de contenção, assim como foi feito no Morro da Bela Vista. A Prefeitura de Guarujá não mediu esforços para investir para impedir que novas ocorrências aconteçam”, explica.

Técnicas

Entre as técnicas utilizadas, estão cortina atirantada, solo grampeado com concreto projetado, solo grampeado verde (MacMat) e hidrossemeadura. A construção de escadas hidráulicas nas bordas do morro diminui a velocidade da água, que será direcionada em galeria de concreto pré-moldado para uma interligação no canal da Avenida Atlântica. O trecho ainda recebeu pavimentação, guias e sarjetas e drenagem.