Evento acontece das 9 às 16 horas no estacionamento de uma universidade, na Enseada

Guarujá promove a 3ª edição do “Saúde e Comunidade” neste sábado (25), das 9 às 16 horas. Com uma variedade de serviços gratuitos, o mutirão terá como foco a promoção e prevenção à saúde e acontecerá no estacionamento da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que fica na Rua Albertino Pedro, 75 – Enseada.

O evento promovido pela universidade conta com a parceria da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Esportes. A expectativa da organização é superar os 20 mil atendimentos realizados em 2023.

O mutirão disponibilizará ainda atendimentos para o controle da pressão arterial e glicemia, orientações para identificação de AVC, parada cardiorrespiratória e saúde do idoso, prevenção ao câncer de pele e de mama, orientações contra a dengue, alimentação infantil, higienização de alimentos, avaliação postural, IMC e circunferência abdominal, tipagem sanguínea, massagem e avaliação odontológicas.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer à população serviços como atualização da carteirinha de vacinação de adultos e crianças, além de testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatite C. Também haverá cortes de cabelo, barbearia, atendimento jurídico e de cidadania.

A diversão da criançada está garantida com contação de histórias, brinquedos infláveis, pintura facial, gincanas, algodão doce, lanches e pipoca. Já os adultos terão atividades de expressão corporal, oficinas de hip hop, DJ, dança de rua e de salão, e ginástica rítmica. O evento contará ainda com a Feira Criativa, onde artesãs de Guarujá terão a oportunidade de expor e vender seus produtos. Quem for ao mutirão poderá levar óleo de cozinha usado e plásticos para descarte no ecoponto, e troca dos resíduos por produtos.

O coral do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Unoeste se apresentará e promoverá um bate-papo sobre diversidade e o público LGBTQIAPN+. A ex-presidente e atual conselheira do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Suely de Melo Pastoriza, conhecida como Mãe Danda, também vai participar do evento, compartilhando sua sabedoria espiritual com o público.

Pets

Os animais terão espaço no Saúde e Comunidade, com oferta de vacinação antirrábica em cães e gatos e aplicação de remédio contra pulgas e carrapatos e vermes. Serão distribuídas amostras grátis de ração. Os tutores receberão orientações sobre doenças transmitidas entre animais e humanos.

Transporte gratuito para o evento

Para facilitar o acesso ao evento, a empresa City disponibilizará linhas de ônibus gratuitas. Os horários de saída serão às 9, 11 e 13 horas, com retorno às 12, 14 e 16 horas. Os pontos de partida e retorno serão:

• Vila Zilda/Vila Edna: Paróquia Senhor Bom Jesus (Rua Heleno Corrêa de Lima, 365);

• Perequê: Posto de gasolina no início da Av. Rio Amazonas

• Vicente de Carvalho: Praça 14 Bis;