Programa mudou de endereço ao final do ano passado e hoje funciona em Vicente de Carvalho, em local mais amplo e digno para os residentes

Atualmente, 10 pessoas vivem na Residência Terapêutica de Guarujá (Rua Piauí, 30 – Jardim Cunhambebe), em Vicente de Carvalho, equipamento da Prefeitura de Guarujá, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Implantado na rede municipal de saúde há 10 anos, o Serviço atende os egressos dos hospitais de custódia e psiquiátricos. Esses são moradores que têm na equipe de profissionais que lá atuam a sua verdadeira família.

O morador mais antigo chegou à Residência em 2014. Com transtorno mental severo, veio para Guarujá em 2016, oriundo de hospital psiquiátrico no interior do Estado. Foi internado aos 13 anos e abandonado pela família. Ele não fala, mas se comunica por estímulos.

Já o residente mais recente chegou em fevereiro deste ano. Dos 10 assistidos, seis são homens e outras quatro mulheres, todos na faixa etária dos 30 aos 85 anos, com transtornos psiquiátricos de grau leve a severo. Acompanhados e monitorados 24 horas, diariamente, eles recebem alimentação no espaço e auxiliam na rotina de organização e limpeza da casa. Também realizam passeios em pontos turísticos da Cidade e participam de eventos culturais e festividades.

Os moradores recebem atendimento preconizado pela portaria 106 de 11/02/2000 do Ministério da Saúde. O cuidado é ofertado por uma equipe de 13 servidores, composta por: coordenador/curador, enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de auxiliares de serviços gerais.

A eles também é disponibilizado suporte multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 3I, que fica no mesmo território. Por isso, quando necessitam de atendimentos clínicos, os residentes são levados à Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Alice ou, dependendo da circunstância, os profissionais de saúde da Unidade vão até a Residência para fazer o atendimento a essas pessoas.

Terapias

Os residentes contam ainda com diversas terapias integrativas aos moradores, em forma de oficinas de alongamento, cromoterapia, auriculoterapia, musicoterapia e massoterapia. Ações que são possíveis devido à parceria entre a Prefeitura e a Associação de Valorização do Desenvolvimento Social (AVDS) são disponibilizadas na própria Residência.

Desde outubro o ano passado, a Residência Terapêutica funciona em novo espaço, no Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho, onde o serviço se encontra melhor estruturado, em ambiente mais amplo, possuindo mais espaços de convivência para realização das oficinas.

O prefeito de Guarujá, pontua que, embora o trabalho seja desafiador, ele não segrega os pacientes em locais desumanos, como no passado. “O modelo atual que temos na Cidade é um serviço totalmente humanizado e exitoso. Além de possibilitar a manutenção dos laços familiares, garante a proteção dos direitos das pessoas portadoras de transtornos psiquiátricos, bem como a satisfação de acompanhar a evolução da qualidade de vida dos pacientes que se proporciona com este tipo de cuidado”.