Complexo em construção na Av. Dom Pedro I deve começar a funcionar em maio. Além de unidade de rede de fast food, empreendimento prevê mais sete lojas, incluindo pizzaria e academia


Guarujá vem se destacando como uma cidade em pleno desenvolvimento e que a cada dia vem atraindo a atenção de grandes empresários, que cada vez mais se mostram dispostos a apostar e investir no Município. O mais recente empreendimento em construção, que trará dividendos em diversos aspectos, é um complexo de lojas, nas proximidades do Central Park, na Avenida D. Pedro I, na Enseada, que certamente resultará em geração de emprego e renda, no aquecimento do comércio e no aumento da arrecadação, gerando receita para o Município.

O espaço, que contempla 2.400 metros quadrados de área construída, abrigará uma unidade de rede de fast food (Burger King), prevista para iniciar as atividades em maio deste ano. Além disso, estão previstas até sete lojas, já tendo confirmadas franquias de pizzaria (Domino’s Pizza) e academia (Blue Fit).

A região do Central Park, na Enseada, vem recebendo outros investimentos, a exemplo da instalação do campus da Faculdade de Medicina da Unoeste, já em construção, como também novos empreendimentos imobiliários.

“O desenvolvimento de Guarujá sempre esteve diretamente ligado ao turismo, tendo o comércio e prestação de serviços seus principais vetores de emprego e renda. Recentemente, a Cidade vem recebendo melhorias diversas na infraestrutura turística, o que atrai cada vez mais visitantes", destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário.

Crescimento em números

Os índices que mensuram o crescimento da atividade econômica de Guarujá podem ser comprovados ao analisar a arrecadação do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), que em 2019 atingiu a maior marca de sua história, totalizando R$ 160,8 milhões - um incremento de 14% em relação ao ano anterior. Na série histórica dos últimos 10 anos, o crescimento da arrecadação de ISS foi de 160%.
Outro índice positivo foi quanto à geração de empregos. Pela primeira vez em sete anos, Guarujá inicia o ano com saldo positivo na geração de emprego. Interrompendo sequência negativa iniciada em 2013, o Município encerrou 2019 com superávit de 27 postos de trabalho na balança que mede admissões e desligamentos. No ano, foram 12.581 novas vagas, contra 12.554 demissões.

As estatísticas são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria Nacional de Trabalho, ligada ao Ministério da Economia. Segundo o Caged, a última vez que o Município encerrou um ano positivamente na geração de empregos foi em 2013.