A Prefeitura de Guarujá iniciou, na última quarta-feira (19), a instalação de 120 bicicletários na orla das praias. Com isso, os ciclistas terão à sua disposição cerca de 240 vagas. O primeiro local contemplado é a Praia de Pitangueiras, onde dois equipamentos já estão sendo instalados, trabalho que se estenderá às demais praias da Cidade, com previsão de término até o final do primeiro semestre.


Os bicicletários são em formato de ‘R’ e cada conjunto tem capacidade para 10 bicicletas. Os equipamentos serão instalados nos locais de grande fluxo. A implantação faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, que tem entre os objetivos a melhoria da acessibilidade e mobilidade dos usuários.


“Investir em bicicletários é uma maneira de ordenar a Cidade e estimular o uso da bicicleta. É um modal que proporciona qualidade de vida e economia”, declarou o diretor de trânsito.


Malha cicloviária


Guarujá possui cerca de 60 km de malha cicloviária.No último ano, a Diretoria de Trânsito (Ditran) implantou ciclofaixas na Praia das Astúrias, realizou a interligação da ciclofaixa entre Astúrias e Pitangueiras, interligou a ciclofaixa da Praia do Tombo com as Astúrias e implantou a ciclovia na Avenida Marjory Prado.


As equipes também revitalizaram a ciclofaixa da Praia da Enseada, ciclofaixa da Estrada de Pernambuco e promoveram melhorias nos novos bicicletários e ciclovia da Avenida Thiago Ferreira (Vicente de Carvalho), revitalizaram a ciclofaixa na Avenida Puglisi (Centro) e instalaram bicicletários na Praia das Astúrias.


Redução de mortes


Com esses investimentos, Guarujá reduziu o número de mortes de ciclistas em 2019. Os dados foram divulgados pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga- SP). A Cidade registrou em 2018 o total de oito mortes. Já em 2019, o número caiu para seis, uma redução de 25%.