Igrejas, supermercados, condomínios, bares e restaurantes são alguns dos locais fiscalizados pelas equipes

Em Guarujá, desde o último final de semana, uma operação envolvendo os fiscais da Prefeitura, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar, percorre diversos comércios, estabelecimentos e condomínios da Cidade. O objetivo é coibir aglomerações para o enfrentamento da pandemia decorrente do Coronavírus (Covid-19) e também em atendimento ao estado de calamidade pública, ao qual Guarujá se encontra, conforme Decreto Municipal 13.568/2020, publicado no Diário Oficial do último sábado (21).
As ações são realizadas pelos fiscais da Vigilância Sanitária, comércio fixo e ambulante, além do apoio da GCM e Policia  Militar. Entre sábado (21) e domingo (22), os estabelecimentos  e condomínios  foram orientados a cumprirem o Decreto, a fim de evitar filas ou aglomeração. No total já foram visitados 23 supermercados, 3 casas lotéricas, 11 restaurantes, 12 associações e condomínios e 1 farmácia. Ao todo foram 45 igrejas e templos religiosos vistoriados, assim como os shoppings.
A equipe também recebeu chamados via COPOM, telefone da Guarda Civil Municipal (153), de um casamento que seria realizado em um restaurante. O estabelecimento foi notificado a não realizar o evento. Outro casamento para 150 pessoas, que aconteceria no sábado (21), em uma casa de eventos também foi adiado.
Um dos locais que também tem a presença de muitos idosos é a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho. Lá, os fiscais também orientaram esses frequentadores a evitarem o local. A Unidade do Poupatempo continuará funcionando com restrição de entrada, e o Terminal do Ferry Boat também foi orientado quanto à medida.
Feira do Rolo

Um dos comércios populares mais tradicionais de Vicente de Carvalho, aos domingos, com grande concentração de pessoas é a conhecida Feira do Rolo, na Rua Joana de Menezes Faro, no Monteiro da Cruz. Mas no domingo (22), o cenário foi diferente. O local ficará sem atividade por tempo indeterminado. Os fiscais orientaram os frequentadores a voltarem para suas casas, fazendo cumprir o decreto municipal.
Decreto

Segundo o Decreto Municipal nº 13.569 publicado no sábado (21), assim como em todo o Estado de São Paulo, fica determinado o fechamento, a partir desta terça-feira (24) de restaurantes, bares, lanchonetes e similares, lojas de conveniência, inclusive em postos de combustíveis. Os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício poderão funcionar apenas através do serviço de entrega/delivery (entrega domiciliar).

Já o funcionamento de mercados, supermercados, mercearias, padarias, açougues, peixarias e afins, bem como das farmácias e drogarias, deverão reforçar suas ações de higiene, limpeza e informação sobre a Covid-19. Essas medidas prosseguem, enquanto perdurar o estado de calamidade em saúde pública, decorrente do enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19).