Programa abordará, principalmente, as evoluções e ações ocorridas em Guarujá voltadas à comunidade afro

Em reflexão a Lei nº 3.353, de 13 de maio 1888, conhecida como Lei Áurea, que pôs fim à escravidão no Brasil e teve a data ressignificada como o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, a Prefeitura de Guarujá promoverá um podcast nesta segunda-feira (13), às 17 horas, que será transmitido no canal do YouTube da Prefeitura (www.youtube.com/@prefeitura.guaruja)

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o foco do programa será abordar o ’14 de maio’, ou seja, as evoluções ocorridas após a abolição, principalmente em Guarujá.

Nos últimos anos, a Prefeitura realizou diversas ações voltadas ao público afro, como a Lei Municipal 4867/20, que instituiu o Programa de Empreendedorismo Negro em Guarujá; o prêmio Medalha Tereza de Benguela, que leva o nome da histórica líder quilombola, homenageando mulheres que lutam por direitos sociais na Cidade; Encontro Afroempreendedor, Semana da Igualdade Racial, celebrações do Dia da Cultura Afro-Religiosa, entre outras ações. Todas essas iniciativas serão tópicos discutidos no podcast.

O episódio será comandado pelo gestor de programa de Políticas Públicas da Igualdade Étnica, Racial e Inter-religiosa da Prefeitura, Carlos Eugênio. Os convidados serão o vice-presidente e o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra, Alberto Paixão e Alessandro Aguiar, além da advogada Elaine Cristina Passos.