O atendimento na estrutura é destinado aos pacientes que apresentarem sintomatologias respiratórias

O Distrito de Vicente de Carvalho também foi contemplado com um equipamento para atendimento de pacientes que apresentem, especificamente, sintomatologia respiratória. A estrutura é semelhante à montada em frente à UPA Rodoviária e está anexa à UPA Vicente de Carvalho (Avenida São João, 111- Pae Cará). O atendimento no local começou neste sábado (21), às 7 horas.

Cada posto volante da Cidade conta com dois consultórios médicos, recepção, sala para enfermagem, além de banheiros químicos. Em ambos os locais, as estruturas funcionarão 24 horas. A iniciativa é da Prefeitura, em parceria com a organização social (OS) Pró-Vida e visa a prevenção dos munícipes.

“Essa estrutura é uma iniciativa pioneira na região da Baixada Santista que visa evitar a disseminação do novo coronavírus. Os pacientes que apresentam sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar, são avaliados fora do ambiente da unidade, seguindo a diretriz de distanciamento social, que é muito importante neste momento da epidemia”, afirmou o secretário adjunto de Saúde de Guarujá.

Primeiro dia de atendimento no posto móvel da UPA Rodoviária

Na última sexta-feira (20), 81 pacientes, sendo seis crianças, foram atendidos no primeiro dia de funcionamento das tendas e da carreta de triagem para pessoas com sintomatologia respiratória, montadas em frente à UPA Dr. Matheus Santamaria (Rodoviária).

Sintomas do novo Coronavírus

Segundo o Ministério da Saúde, a Covid-19 tem como principais sintomas febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, que são semelhantes aos de um resfriado comum.

Planos Municipal e Metropolitano

Guarujá foi o município pioneiro no Estado de São Paulo a adotar um guia estratégico no enfrentamento à doença. Trata-se do Plano de Assistência ao Paciente com Sintomatologia Respiratória, que reúne diretrizes aos profissionais de saúde, além de orientações e encaminhamento de pacientes. O documento foi publico no Diário Oficial do Município em 19 de fevereiro.

Além disso, no último dia 13 de março, a Prefeitura de Guarujá propôs ao Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) a elaboração de um Plano de Contingência Metropolitano de Enfrentamento ao Coronavírus. O colegiado, que conta com os prefeitos da Baixada Santista definiu na segunda-feira, 16, um total de 11 estratégias emergenciais metropolitanas no enfrentamento à doença.