Em regime de plantão, a Secretaria de Habitação de Guarujá (Sehab) está atendendo os moradores que tiveram as suas casas destruídas ou interditadas pela Defesa Civil de Guarujá, em decorrência dos deslizamentos, na Escola Municipal Profª Dirce Valério Gracia (Av. Dom Pedro I, 340 - Jardim Tejereba). O serviço, que vem ocorrendo desde a última quinta-feira (5), já atendeu 325 famílias.

No local, uma equipe realiza o pré-cadastro das vítimas da tragédia, com funcionamento de segunda a sexta-feira, sempre das 9 às 17 horas. Por dia, serão distribuídas 100 senhas. O plantão prosseguirá até que a situação na Cidade seja normalizada. A Defesa Civil de Guarujá mapeou as famílias atingidas pelo temporal e encaminhará à Sehab para inserção no programa.

Hoje (7), a Sehab, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), atendeu mais de 80 pessoas. “Até o momento, 325 famílias foram cadastradas e continuaremos o atendimento no decorrer da semana”, reforça o secretário municipal de Habitação.

A Caixa Econômica Federal também irá atender as famílias para efetuar abertura de conta corrente, possibilitando, assim, o pagamento do benefício com mais agilidade, fazendo com que as pessoas consigam restabelecer a sua rotina.

Interdições

A Coordenadoria de Unidades de Prevenção e Educação da Defesa Civil de Guarujá es-tá intensificando ações para reduzir riscos de novos deslizamentos nos morros da Cida-de. O trabalho começou pelo Morro da Bela Vista (Macaco Molhado), na Vila Edna, na madrugada do último dia 2, onde 78 moradias já foram interditadas por riscos de desaba-mentos, causados pelas chuvas dos últimos dias em Guarujá, que vitimou centenas de pessoas.

De acordo com o geólogo, coordenador de Unidade de Prevenção e Educação da Defesa Civil do Município, a interdição no Morro da Bela Vista (Macaco Molhado) se deu após vistoria técnica, realizada em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que identificou uma trinca no solo, constatando a presença de risco iminente de novos deslizamentos ao conjunto de casas no entorno.

O trabalho de vistoria se estende por todos os morros que sofreram com os deslizamentos. “Caso a Defesa Civil constate, em outros locais, que mais moradias estão sob risco de desabamento, os moradores serão retirados e levados ao local de acolhimento da Pre-feitura ou para casas de parentes”, explica o coordenador. Em Guarujá, foram registrados sete deslizamentos, com as situações mais críticas nos morros Morro da Bela Vista (Macaco Molhado) e Barreira do João Guarda.