Medida se restringe aos servidores municipais que ocupam cargos em comissão. Para os que compõem o quadro permanente da Prefeitura, reposição salarial será de 4,31%, a partir de abril

Os servidores municipais ocupantes de cargos em comissão em Guarujá terão os salários congelados em 2020. A decisão leva em conta o cenário econômico diante dos enfrentamentos impostos pelo combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A reposição salarial dos servidores do quadro permanente da Prefeitura, entretanto, já está definida: será de 4,31%.

Atualmente, a Prefeitura de Guarujá mantém em seus quadros o número mais baixo de cargos comissionados (de livre provimento) dos últimos 20 anos, com cerca de 230 ocupantes. Os proventos de secretários, prefeito e vice-prefeito também permanecerão inalterados este ano.

A administração considera o congelamento de salários a medida mais correta para o momento. “Não é possível definir, ainda, as consequências da pandemia do coronavírus na economia. É um momento triste e difícil, com inúmeras empresas sendo obrigadas a paralisar ou diminuir drasticamente suas atividades. É uma medida austera, mas necessária neste momento”, destaca.

Concursados

Já a reposição salarial dos servidores do quadro permanente da Prefeitura, com data-base em abril, já está definido: 4,31% sobre os vencimentos, aplicados aos funcionários da ativa, inativos e pensionistas. Os chamados concursados passarão a receber, ainda, R$ 710,00 de auxílio-alimentação; R$ 190,00 de Auxílio para Aquisição e Manutenção de Uniforme (AAMU) e R$ 130,00 de subsídio para o plano de saúde.

O Município ainda ofereceu reposição na Gratificação de Desenvolvimento e Estímulo Acadêmico (GEDA), que é pago aos servidores ocupantes do cargo de pajem, para R$ 605,00.

Aprovadas

Todas as propostas acima apresentadas, formuladas pelo Município, foram aceitas por unanimidade em assembleia geral realizada pelo SINDSERV –Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura de Guarujá, e pelo SIPROEM – Sindicato dos Professores de Escolas Públicas Municipais de Guarujá. Também já tiveram a anuência da Câmara de Vereadores da Cidade.