Serviço no bairro prossegue até quinta-feira (25)

Na próxima semana, o bairro de Santa Cruz dos Navegantes vai receber o fumacê, serviço de nebulização veicular. Com início nesta terça-feira (23), a ação prossegue até quinta-feira (25), sempre a partir das 18 horas, percorrendo as ruas Odair Rodrigues, Carmozina de Freitas Abreu, Marcellino Jacinto Abreu, Antonio da Silva Melo, Messias, Isidoro Bento, Ricardo Vasques, Isaudo Martins, Flávio Martins, João Pocatuba dos Santos e Orlando Botelho Ribeiro.

A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau). A programação já passou pelos bairros Vila Edna, Vila Zilda, Jardim Brasil, Vitória Park, Pae Cará, Santo Antonio, Santa Rosa, Enseada, Parque Estuário e Vila Áurea. O cronograma vigente integra a segunda etapa do serviço, com uma cobertura de mais de 41 mil imóveis, sendo 920 quadras compreendendo, ao todo, 11 bairros.

A nebulização veicular reforçará ainda mais o trabalho desenvolvido na Cidade, no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika. A escolha dos bairros se deve à incidência de casos de dengue. Em cada local, a aplicação será desenvolvida por três dias consecutivos, por cinco semanas.

Durante a ação, a equipe da Prefeitura utiliza inseticida para controle de mosquitos adultos e contaminados. Não tem efeito residual, mas, espacial, agindo no momento em que é jateado pela máquina no alcance aos mosquitos. A iniciativa faz parte das estratégias adotadas pela Prefeitura, seguindo todos os protocolos técnicos.

Programação anterior

A primeira etapa do cronograma foi iniciada em 6 de fevereiro e finalizada em março deste ano. Na ocasião, aproximadamente 500 quadras receberam a nebulização, que percorreu os bairros Monteiro da Cruz, Jardim Maravilha, Jardim Boa Esperança, Jardim Conceiçãozinha, Astúrias, Jardim Las Palmas, Morrinhos 1, 2 e 3.

Cuidados para a população durante o fumacê:

Permanecer dentro de casa na hora da aplicação

- Cobrir alimentos e também o bebedouro dos animais

- Retirem roupas do varal, mesmo que molhadas

- Abram portas, janelas e o box do banheiro

- Levantar colchas de camas

Manter o carro estacionado dentro da garagem

- Cuidado com crianças e animais seguindo o veículo de nebulização

- Em caso de possível intoxicação, procurar atendimento médico