No total, 418 pessoas passaram pela escola, que serviu de alojamento para as vítimas das fortes chuvas, que atingiram a Cidade no início do mês

Após 18 dias, servindo de abrigo para as vítimas das fortes chuvas que atingiram Guarujá no início do mês, a Escola Municipal Dirce Valério Gracia (Avenida D. Pedro I, 340 – Jardim Tejereba) foi devolvida para à Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel). No total, 418 pessoas foram acolhidas na escola. Nesta sexta-feira (20), as últimas pessoas deixaram o local.

Na unidade, foi montada uma mega estrutura para atender as famílias atingidas. As salas foram transformadas em alojamentos e divididas por alas: masculina e feminina. No local, as famílias receberam alimentação, higienização atendimento médico e social. Já a segurança do abrigo ficou por conta da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Exército Brasileiro, que prestou ajuda humanitária a pedido da Prefeitura Municipal de Guarujá.

Equipes das Secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Habitação (Sehab), Centro de Cidadania, Projeto Biblioteca Cidadã e Polícia Civil do Estado de São Paulo prestaram atendimento assistencial, emissão de documentos, cadastro do benefício de locação social, entre outros.

Doações

Já a escola anexa, Professor Almeida Júnior foi um dos postos de arrecadação dos suprimentos. Mais de mil voluntários passaram pelo local, ajudando com a seleção das roupas, separação dos alimentos, organização dos donativos, entretenimento, ações de cidadania, entre outras atividades.

Tragédia

Na última quarta-feira (17), o Corpo de Bombeiros decretou oficialmente o fim das buscas por vítimas dos deslizamentos ocorridos nos morros de Guarujá, após temporal que atingiu toda a região da Baixada Santista no início de março. No Município, 34 pessoas morreram. O volume de chuvas que caiu sobre a Cidade em apenas 72 horas é algo sem precedentes nos registros: foram 405 mm de chuvas nesse curto espaço de tempo, o que motivou a prefeitura decretar estado de calamidade pública.

Mais de 250 cestas básicas são entregues às famílias atingidas

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), iniciou, na última semana, a entrega de cestas básicas às famílias referenciadas durante a tragédia. Mais de 250 cestas já foram entregues.

As equipes estão entrando em contato com os munícipes para agendar retirada, a fim de evitar aglomeração, como forma de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). As entregas continuam ao longo da semana, de forma gradativa.

• Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

Cras Enseada – Rua Dr. Fernando Nascimento, 640 - Cidade Atlântica. Contato: Tel. (13)3392-1148.
Atendimento: das 10 às 14h

Cras Morrinhos – Rua Manoel Vicente Brito, s/nº – Morrinhos III -Contato: Tel. (13)3386-1018.
Atendimento: das 10 às 14h

Cras Santa Rosa - Rua Azul Loureiro,1020 – Santa Rosa - Contato:Tel. (13)3358-2011.
Atendimento: das 9 às 14 h

Cras Vicente de Carvalho – Rua Oswaldo Aranha, 800 – Jardim Maravilha - Contato: Tel. (13)3342-7603.